Sou professor de Português e tenho uma dúvida, associada a alguma confusão, desde há muito tempo, para a qual peço a vossa prestimosa ajuda.
Situando a minha questão e, consequentemente, a vossa resposta num contexto pedagógico, no caso concreto, na aula de Língua Portuguesa/Português, gostaria que me explicitassem/esclarecessem, fundamentadamente e com exemplos concretos (recorrendo se possível a teóricos das ciências da educação), os conceitos de competência e objectivo, a relação que entre eles se estabelece, designadamente numa planificação da disciplina, a eventual anulação de objectivo pela competência, em que contextos se pode utilizar um e não o outro ou então como se podem conjugar ambos. Estas são algumas das dúvidas para as quais peço, encarecidamente, uma resposta muito clara. Tudo isto surge do facto de perpassar a ideia (desde que o termo competência «tomou conta» das planificações) de que numa planificação/programação foram banidos definitivamente os objectivos, sendo substituídos pelas competências. Na minha opinião, são "coisas" diferentes, ainda que inter-relacionadas, com espaços e tempos próprios. No entanto, prefiro não me adiantar mais...
Aguardo a vossa resposta.
Por favor, qual o significado da palavra escaminho.
Ela está contida na seguinte frase, do livro Vida e Morte do Bandeirante, de Alcântara Machado:
«(...) inspeção das canastras encouradas, dos baús de boi ou moscóvia, coberto de couro em pêlo, das caixas de altos pés feitas de vinhático, cedro ou canela, com duas argolas nas cabeças, escaminhos, puxadeiras e chaves, em que costumavam guardar a limpeza do corpo, mesa e cama dos paulistas.»
Gostaria de saber se em português temos alguma tradução para a palavra recruiter. Há alguma palavra tal como "recrutador" ou "recutrador"?
Esta palavra é uma que me aparece com alguma frequência nos meus textos, sempre no sentido de dizer ao meu público que eles deveriam recrutar mais staff para as suas organizações, mas agora tenho esta dúvida, pois por mais que pesquise seja na Internet ou nos meus dicionários, incluindo o Academia das Ciências de Lisboa de 2001, não consigo encontrar nada...
Será que me podem ajudar?
Agradecia imenso se me pudessem responder se há alguma regra para a formação das nacionalidades na língua portuguesa.
Obrigado.
«Não guardo rancor de ninguém», ou «não guardo rancor a ninguém»?
Obrigada!
"Íctico", ou "ictíico" («próprio de peixe; relativo a peixe»)?
Obrigado.
Gostaria de saber se o termo "butyracia", de português antigo, é semelhante ao termo butiráceo. Segue a frase: «Toda a parte butyracia do riquíssimo leite do sertão.»
Obrigada.
Gostaria de saber por que coragem se escreve com g, e corajoso, com j. Existe algum dicionário etimológico para consulta na Internet?
Obrigada.
Qual é o plural de "video amador"?
Quando se diz «três treinos semanais», significa três treinos ao longo de três semanas? Ou três treinos por semana? Em que circunstância se usa o trissemanal?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações