Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Fernando Carvalho Engenheiro Porto, Portugal 5K

Uma amiga usa com alguma frequência a palavra "espapassar", tendo-nos surgido a dúvida sobre se se escreve assim ou "espapaçar".

Uma pesquisa na Internet não me esclareceu, pelo que lhes fico muito grato se me informarem do seguinte:

(i) As duas palavras homófonas existem?

(ii) E, nessa hipótese, qual o significado de cada uma?

Andréa Machado Técnica de edificações Rio de Janeiro, Brasil 12K

Sou estudante de Letras Português/Inglês do 3.º período e desde a 8.ª série possuo uma dúvida que nenhum professor soube me responder até hoje, ou quando me respondia pelo pouco que eu já havia pesquisado ficava insatisfeita com a resposta. E agora recorro a vocês para me ajudarem. Bem, vou à pergunta: sempre que nos referimos a um casal, tendemos ao masculino; por exemplo, «mãe e pai» = «meus pais»; «tia + tio» = «meus tios»; «prima + primo» = «meus primos»; «irmão + irmã» = «meus irmãos». Por que somente no caso de avós tendemos ao feminino («avô + avó» = «meus avós»)? Teria isso a ver com plural metafônico, ou estou falando besteira?

Vânia Coutinho Professora Braga, Portugal 8K

Quais os possíveis significados da palavra andarilho?

João C. G. Pais Estudante Lisboa, Portugal 10K

Gostaria de saber qual a origem da expressão «estar a apanhar bonés», ou «ir apanhar bonés».

Mais uma vez, obrigado.

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Sesimbra, Portugal 4K

A palavra "chachada" existe? Há cerca de 6860 ocorrências no portal Google, da Internet (cito, como exemplo num site, a frase: «O novo Código do Trabalho é "uma chachada" que "não vai resolver coisa nenhuma», considerou o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, esta quinta-feira»), mas não a encontro dicionarizada, e a minha avó materna teima em dizê-la vezes sem conta quando se refere a algo que considera "desimportante", uma fantochada, palhaçada, treta, etc.

Obrigado!

José Cruz Reformado bancário Lisboa, Portugal 11K

Qual o significado de "xanfuta"? Encontrei a palavra "chanfuta" na Internet (nomeadamente na página do Portal da Língua Portuguesa) mas não sei se se trata da mesma palavra, com grafia diferente.

Gil Reis militar santa maria, brasil 12K

O cargo de síndico, em um condomínio, quando ocupado por uma pessoa do sexo feminino, passa a ter a denominação de "síndica"?

 

Lúcia Leiro Professora Salvador, Brasil 30K

Gostaria de saber qual a base para o uso das preposições nas regências nominais. No caso da palavra dificuldade, qual a explicação para o uso variado das preposições de, em, para? Empiricamente pude perceber que, diante de verbos, o usuário da língua tem optado pelo uso de «dificuldade em», e, diante de um substantivo, tem preferido o uso de «dificuldade de». Ex.: «dificuldade em aprender», «dificuldade de aprendizagem».

Vítor Luís Marques Artista plástico Torres Vedras, Portugal 9K

Verifiquei o uso da palavra "cervada" num texto, com o seguinte sentido: «Escusado será dizer que nunca comiam fruta capaz, ou comiam a verde ou a já cervada do sol.»

Sendo-me a palavra desconhecida, procurei em dicionário o seu preciso significado, todavia não fui bem-sucedido.

Peço-vos a vossa ajuda para a etimologia e significado da palavra “cervada”.

António Teixeira Engenheiro civil Santa Cruz, Portugal 6K

Qual é a origem do sobrenome/apelido Parente?