Procurámos as palavras "xanfuta" e "chanfuta" em vários dicionários de língua portuguesa, nomeadamente, no Dicionário da Academia das Ciências, no Dicionário Enciclopédico Alfa, no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de Caldas Aulete, no Dicionário de Usos do Português do Brasil, de Francisco Borba, no Dicionário Geral e Analógico da Língua Portuguesa, de Artur Bivar, no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, no Dicionário Brasileiro Contemporâneo, de Francisco Fernandes, e no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, e não encontrámos qualquer registo de "xanfuta".
Quanto à palavra chanfuta, apenas no dicionário Novo Aurélio Século XXI a encontrámos: «Chanfuta, s. f. Moç. Bot. Árvore de floresta aberta (Afzelia Quanzensis) que fornece madeira muito apreciada, dura e rosada. "Explicou-me que as árvores que possuíam essa linda folhagem esmeralda, no tempo da Primavera, se chamavam "chanfuta" ou Mogno Africano e eram muito cobiçadas pela sua rica madeira" (Márcia Ramos Ivens Ferraz, Sozinha no Mato, p. 218)». No Dicionário da Língua Portuguesa, de Cândido Figueiredo, encontrámos ainda registada a variante chafuta, com o mesmo significado: «Chafuta, f. Árvore leguminosa africana de grande porte (Afzelia Cuanzensis).»
Depois de sabermos que se tratava de um termo moçambicano, consultámos ainda o Dicionário de Ronga-Português, de Rodrigo Sá de Nogueira, e o Dicionário Xironga-Português e Português-Xironga, de José Luís Quintão, mas não encontrámos qualquer registo de "xanfuta", nem de chanfuta/chafuta.