DÚVIDAS

Recusar e o uso da preposição a antes do infinitivo
Quando há locuções verbais, e o principal aparece reflexivo, é obrigatório o uso da preposição a antes do infinitivo, ou essa pode ser omitida? Ex.: «O meliante se recusou a acatar as ordens do policial.» «O meliante se recusou acatar as ordens do policial.» É possível a mesma construção sem o reflexivo?  Ex.: «O meliante recusou acatar as ordens do policial.» Gostaria que me explicassem e desde já quero parabenizá-los pelo ótimo trabalho.
A oração subordinada substantiva objectiva directa e a oração reduzida de infinitivo
Primeiramente parabenizo-lhes pelo trabalho que desenvolvem, e através do qual tenho sido cultivado. Gostaria de saber se toda oração subordinada substantiva objetiva direta pode ser transformada em oração reduzida de infinitivo, por exemplo: «Respondeu-lhe que manteria a pessoa em casa», para «Respondeu-lhe manter a pessoa em casa». Ou há verbos que não permitem essa transformação? Antecipadamente agradeço.
Classificação das locuções «a ponto de», «ao ponto» e «no ponto»
Creio tratar-se de locuções adverbiais. Estou em dúvidas de classificá-las adequadamente: 1.ª) — intensidade («estou a ponto de explodir»); 2.ª) — temporal, modo, etc. («o bolo já está ao ponto: se encontra assado»); 3.ª) — de lugar («o aparelho geiser sinalizou no ponto exato onde estava material radiativo...»; «João foi encontrado no ponto marcado.»)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa