DÚVIDAS

O conceito de parassíntese
Recentemente, uma aluna do 10.º ano questionou-me sobre o conceito de parassíntese. Uma vez que nos critérios de correcção dos exames de 9.º ano se afirma que as palavras adormecer, insuportável, refazer, desmontar e deformação pertencem ao mesmo grupo, quanto à sua formação, em oposição a um grupo de palavras compostas e um grupo de palavras derivadas por sufixação (exame de 2006), e que, por outro lado, no exame de 2005, a palavra indiscretamente surge como palavra parassintética, encontro-me numa situação pouco confortável em relação à resposta a dar à aluna, visto que a mesma poderá induzi-la em erro. Na realidade, pretendo que me elucidem sobre a pertinência de introduzir a noção do "tempo" no processo de formação de palavras, pelo que gostaria que me dissessem se posso "transmitir" aos alunos que infelizmente é uma palavra parassintética, ou, pelo contrário, devo afirmar que se trata de uma palavra derivada por sufixação, dado que o prefixo in é anterior ao sufixo -mente. Gostaria igualmente de saber se existe algum consenso nesta matéria.
O emprego do verbo lembrar
Sempre tenho muitas dúvidas relativas ao emprego do verbo lembrar. Poderiam dizer-me quais das frases são agramaticais, o porquê disso, e quais seriam as alternativas corretas a substituí-las? 1. Esta canção lembra a minha infância. 2. Esta canção lembra-me a minha infância. 3. Esta canção lembra-me da minha infância. 4. Esta canção lembra você/lembra-a. 5. Esta canção lembra-me você/ lembra-ma. 6. Esta canção lembra-me de você. E ainda, em correspondência às três últimas: 7. Esta canção lembra-te.(traz-te à minha memória) 8. Esta canção lembra-me-te. ??? 9. Esta canção lembra-me de ti. Muito obrigado!
«Dois tipos de máquinas» e «várias marcas de refrigerantes»
Qual a forma correta? 1) «A indústria fabrica dois tipos de máquinas.»2) «A indústria fabrica dois tipos de máquina.» 3) «Comprei dois tipos de açúcares.»4) «Comprei dois tipos de açúcar.» 5) «No supermercado há várias marcas de refrigerantes.»6) «No mercado há várias marcas de refrigerante.» Por que é correto «meios de comunicação» e não «meios de comunicações»? Agradeceria se me explicassem.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa