Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Wladimir Gondim Leichsenring Pastor Caxias do Sul, RS, Brasil 7K

Primeiramente parabenizo-lhes pelo trabalho que desenvolvem, e através do qual tenho sido cultivado.

Gostaria de saber se toda oração subordinada substantiva objetiva direta pode ser transformada em oração reduzida de infinitivo, por exemplo: «Respondeu-lhe que manteria a pessoa em casa», para «Respondeu-lhe manter a pessoa em casa». Ou há verbos que não permitem essa transformação?

Antecipadamente agradeço.

Ivanilza Saldanha Professora Magé, Brasil 19K

No verso da música de Ana Carolina:

«Se tento esconder meias verdades»

Meias é numeral, ou adjetivo? Justifique.

Luciana Lu Professora Osasco, Brasil 25K

O correto é dizer, e escrever, «estou gestante», ou «sou gestante»?

Francisco Silveira Funcionário público Teixeira de Freitas, Brasil 8K

Creio tratar-se de locuções adverbiais. Estou em dúvidas de classificá-las adequadamente:

1.ª) — intensidade («estou a ponto de explodir»); 2.ª) — temporal, modo, etc. («o bolo já está ao ponto: se encontra assado»); 3.ª) — de lugar («o aparelho geiser sinalizou no ponto exato onde estava material radiativo...»; «João foi encontrado no ponto marcado.»)

Sandrina Rito Secretária Leiria, Portugal 15K

Qual é a diferença entre furador e perfurador?

Miguel Pereira Estudante Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber qual a razão do termo «jogo de lençóis» para os conjuntos de lençóis de cama. Muito obrigado pela vossa disponibilidade.

Raul Sousa Professor Lisboa, Portugal 5K

Qual a origem da palavra reineta?

Zelinda Cruz Professora Lisboa, Portugal 4K

Qual o significado da palavra coarctada na seguinte frase:

«A liberdade individual não pode ser coarctada...»

Sandra Pereira Professora Maiquinique, Brasil 7K

Como classificar uma palavra composta como guarda-roupa quanto à tonicidade? A classificação é feita isoladamente para cada elemento?

Rivaldo Neri Professor Brasília, Brasil 11K

Tenho uma dúvida em relação a transitividade do verbo hesitar na oração: «Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim...» No caso, o verbo hesitar é transitivo direto, ou intransitivo?