Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Mariana Carreira Estudante Leiria, Portugal 19K

Qual a diferença entre cada um destes conjuntos de palavras? Procurei no dicionário e parece-me que não há grande diferença, o que me leva a crer que posso utilizar qualquer uma das duas.

Intercepção/intersecção

Interceptar/intersectar

Obrigada pela atenção.

Luis Angel Lojista Zamora, Espanha 5K

Que quer dizer o nome mesologia, ou como se diz em espanhol?

Estêvão Sanches Assistente Lisboa, Portugal 9K

Como se designa a pessoa de quem nós somos tutor ou exercemos tutoria?

Allan Diaz Estudante de Medicina Salvador, Brasil 29K

Gostaria muito de saber a origem da palavra dona!

Grato!

Silas Abner dos Reis Lopes Músico Praia, Cabo Verde 11K

Parabéns pelo site. Gostaria de saber todos os detalhes da origem da palavra arrogância, pois estou fazendo uma pesquisa do tipo e tenho muitas outras palavras.

Obrigado!

Taiana Silva Op. II Alvorada, Brasil 6K

No texto Cuide da Sua Criança, por Cleber Benvegnú, tem uma frase em que ele diz: «O "não", para as pedagogias modernosas, virou sinônimo de castração.» Eu gostaria de saber porque foi utilizado o adjetivo "modernosas", em vez de modernas.

Alda Durães Tradutora Porto, Portugal 3K

Conjugando-se o verbo ruir como contribuir, é possível usar a forma "rui" (3.ª pessoa do singular do presente do indicativo), ou deve a mesma ser substituída por «está a ruir», por exemplo?

Muito obrigada pelo vosso esclarecimento.

Luís Gonçalves Músico Amadora, Portugal 7K

Gostaria que me esclarecessem acerca das diferenças linguísticas das seguintes expressões: «criança ao colo» e «criança de colo»

Faço-vos este pedido para poder fundamentar uma reclamação por, num determinado estabelecimento comercial, se terem recusado a atender-me como prioritário, quando levava comigo o meu filho de 2 meses.

Alegaram que, como ele estava no seu carrinho, não se tratava de um caso prioritário.

Ora, a lei é explicita quando refere que o atendimento prioritário se destina a pessoas com crianças "de" colo, e não crianças "ao" colo.

Poderão ajudar-me a dar a distinção dos diferentes significados destas expressões?

Sem outro assunto, agradeço desde já a disponibilidade.

Isabel Gomes Professora do 1.º ciclo Viseu, Portugal 22K

Gostaria de saber se as palavras navegação, navegante, navegador, navegável podem ser consideradas da família de nave (veículo espacial) e ainda se as palavras pegada, pedestre, apear, pedicuro são palavras da família de .

Obrigada.

Carlos Castro Engenheiro Coimbra, Portugal 4K

Gostaria de saber se podemos utilizar o termo "telia", para nos referirmos à função. Desdobrando o termo autotelia, obtemos os termos "auto" + "telia"; este último diz respeito à função de qualquer coisa (suponho). Será portanto correcto dizermos, sobre um determinado assunto, que qualquer coisa tem uma determinada "telia"? Se sim, devemos usar aspas no termo?

Muito obrigado pela vossa resposta.