Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Susana Guerra Professora Lisboa, Portugal 13K

Fui questionada por um aluno quanto ao grau aumentativo do nome leite, no sentido de confirmar se o mesmo era leitão (leitinho, leite, leitão), ou se existe outra palavra que traduza o grau aumentativo da palavra leite. Qual a resposta mais correcta?

Paula Melo Oficial Lisboa, Portugal 4K

Que critério se utiliza para nomear as localidades? Ex.: O que é que está correcto, Câmara Municipal de Alandroal, ou Câmara Municipal do Alandroal?

Orlando Cardoso Professor Leiria, Portugal 5K

Nos últimos anos surgiram palavras novas relacionadas, entre outras coisas, com a ecologia. Na reciclagem surgiu a palavra "óleão". Será que deve dizer-se "oleão"?

Ana Morais Coordenadora de backoffice e logística Almada, Portugal 14K

Gostaria de saber por curiosidade qual a origem da expressão tropa-fandanga.

Obrigada.

Rui Oliveira Economista Vila do Conde, Portugal 15K

Há uns dias li uma frase, que não recordo com exactidão, mas que utilizava o verbo endereçar da seguinte forma: «este assunto deverá ser endereçado...» Parece-me que esta utilização do verbo endereçar, que eu desconheço, é uma adaptação do inglês "address a problem/situation". Poderiam, por favor, informar-me se esta estrutura existe na língua portuguesa?

Agradeço antecipadamente.

Hélio Dias Servidor público Rio de Janeiro, Brasil 10K

Gostaria de saber se a pronúncia da sigla IPHAN é "ipan" ou "ifan" como a maioria da mídia pronuncia. (IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Obrigado.

Maria Costa Funcionária pública Lisboa, Portugal 8K

O verbo lavrar é usado em quase todos os actos registais, e. g.: «Lavrar uma acta.»

«A outorga de uma escritura notarial que é lavrada pelo notário.»

Como saber origem etimológica do verbo lavrar no sentido acima exemplificado!

Sofia Oliveira Estudante Porto, Portugal 37K

Gostaria de saber como se processou a evolução do significado da palavra embora para que de uma ideia de «em boa hora» derive uma significação de «porém».

Andréia Santos Funcionária pública Recife, Brasil 10K

Gostaria de saber se é correto ou errado falar: «Fulano de tal tem baixa estima.» Ou necessariamente deve ser dito: «Fulano de tal tem baixa auto estima»?

E por que?

Paulo Aimoré Oliveira Barros Funcionário público Garanhuns, Brasil 2K

Certa gramática, cujo autor é brasileiro, registra "condestabeleza" como feminino do substantivo condestável. Ora, sendo sincero, essa forma parece-me estranhíssima e sem nenhum apoio clássico. Convosco a palavra. Muito grato!