Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Cláudia Botelho Professora Açores, Portugal 13K

Será que me poderiam esclarecer uma dúvida colocada pelos alunos, quando estávamos a estudar as subclasses do nome?

As palavras alfabeto e esqueleto são nomes coletivos de, respetivamente, letras e ossos?

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 7K

Num conhecido sítio português da Internet destinado a promover uma conhecida colecção de livros infanto-juvenis, Uma Aventura (www.uma-aventura.pt), encontravam-se disponibilizadas algumas sugestões de trabalho, para análise dos referidos livros, a utilizar em contexto de sala de aula, nas escolas, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. Num dos aludidos exercícios sugeridos encontrava-se a seguinte expressão composta, que eu não consigo entender: «jogo-sabatina».

Podiam-me explicar o que é de facto um jogo-sabatina, no contexto apresentado?

Jéssica J. Estudante Oliveira de Azeméis, Portugal 45K

Como é que se chama um conjunto de folhas secas?

Como é que se chama um conjunto de lenha?

Maria M. Professora Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se Sol é um nome contável, ou não contável.

João Carlos Amorim Reformado Lisboa, Portugal 13K

Gostava de saber ao certo qual é a pronuncia recomendada da palavra torpe (quer no sentido de «entorpecimento» como no de «desonesto» ou «indigno»).

Querendo confirmar uma pronúncia estranha que ouvi a um jornalista da RTP, deparei-me com registos divergentes tanto no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, como no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, assim como no ainda tão respeitável Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves.

Alexandra Costa Estudante Coimbra, Portugal 149K

Como se faz a divisão silábica das palavras pessoa e relógio?

Catarina C. Tradutora Lisboa, Portugal 10K

Qual é a forma correcta: «cerveja ao metro», ou «cerveja a metro» (a ou ao metro)?

Inês Luís Jurista Lisboa, Portugal 2K

Fiz um curso de feitura de leis recentemente, e os próprios docentes não eram unânimes: decretos-leis, ou decretos-lei?

Fernando Martins Professor Faro, Portugal 9K

Lobo-do-mar, peixe, constitui uma lexia, por isso se grafa com hífenes. E «lobo do mar», marinheiro velho e experiente?

Fátima Carmo Professora Arouca, Portugal 43K

Com o Novo Acordo, a palavra autoretrato é assim que se escreve, ou é autorretrato?