Ouve-se frequentemente dizer: vou atar os sapatos. E eu interrogo-me: um ao outro? Ou será apertar aqueles cordões chamados atacadores? Será uma das acepções do verbo atacar (vou atacar os sapatos) está em extinção? Que vamos passar a ter atadores em vez de atacadores?
Agradeço desde já o grandioso contributo que nos têm dado quanto à superação das nossas dúvidas.
Em termos de utilização, gostava de saber se há diferença entre o verbo conseguir e poder.
Obrigada pela resposta.
A expressão «acordo amigável» consiste em vício de linguagem (pleonasmo vicioso), ou seu uso é aceitável?
Gostaria que me informassem da origem da expressão: «arrumado como o Caldas».
Muito obrigada.
Em todos os dicionários que tenho tido à disposição, a palavra cruzadista refere-se ao jogo de palavras cruzadas. No entanto, tenho lido em vários livros de história medieval, escritos por professores universitários, as formas cruzadista e cruzadístico com referência às cruzadas da Idade Média. Por exemplo: «o movimento cruzadista», ou o «fenónemo cruzadístico», ou «sermões de índole cruzadística», ou «o impulsionador cruzadista Bernardo de Claraval».
Porque é que a palavra não foi ainda introduzida nos dicionários de português?
Obrigado pela atenção.
Gostaria e saber a origem das seguintes expressões:
– «mariquinhas pé de salsa»;
– «pobre diabo».
Obrigado.
Muito agradeço me informem sobre a origem da expressão pá-a-pá-santa-justa (transcrevo-a como a encontrei no Dicionário Houaiss).
Aproveito para felicitá-los pelo vosso trabalho e faço votos para que continuem a tirar-nos as dúvidas com que tropeçamos todos os dias.
Diz-se «dar os parabéns», ou «cantar parabéns»?
Quando se usa a expressão «pelo que» e «sendo que»?
Por exemplo: «Envio o relatório X pelo que...», ou «...sendo que...»?
Obrigada.
Gostaria de saber se, quando falamos em prospectiva, o verbo que lhe está inerente é prospectivar, ou se se deve usar prospectar, que deriva de prospeção, que não é o mesmo que prospectiva.
O termo, com o novo acordo, leva, ou não, o c?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações