A TSF e o Diário de Notícias têm uma entrevista conjunta que intitulam (e escrevem, conforme leio no jornal do dia 20 de Janeiro p.p.) «Palavra d`honra».
Independentemente de o apóstrofo estar abolido há muito da nossa ortografia (desde quando, já agora?), não se usa(va) apenas entre vogais?
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Como é que se faz a divisão silábica das palavras maior e pais? Como é que se classificam quanto à sílaba tónica?
Agradecia que me informassem sobre a divisão silábica e a translineação da palavra planície. Penso tratar-se de uma palavra esdrúxula. Gostaria que me confirmassem.
Grata pela atenção.
Gostaria que me explicassem por que razão a palavra delação não tem consoante dupla (como acção, redacção), uma vez que a vogal anterior é aberta.
Agradeço-vos antecipadamente o esclarecimento.
Qual a regra da utilização do c mudo? Ex.: acção.
Qual é o aumentativo de médico?
Deparei-me com a seguinte dúvida: como fazer a divisão silábica das formas verbais ia, íamos e saía? Ia é um monossílabo? Íamos é um dissílabo?
Obrigada.
O Ciberdúvidas errou.
Na resposta de 11 de Maio acerca da pronúncia de Estoi, vem indicado Estói.
Não é assim: A pronúncia correcta, como muito bem sabem os naturais, é Estoi (Estôi), com o o fechado e não aberto.
Já assisti a um programa de televisão, em que se falava precisamente disso.
Transcrevo, a seguir, o que está escrito na página 77 da 6.ª edição do Prontuário Ortográfico Moderno, de Manuela Parreira e Castro Pinto: «"Estoi" e não "Estói": O nome desta terra algarvia pronuncia-se com o ditongo oi fechado (ôi-como em boi), não obstante muitas publicações, mesmo oficiais, terem divulgado erradamente o ditongo aberto.»
Como se deve pronunciar as siglas: LCD (liquid cristal display), LSD (droga) e GNR (polícia)? Será que as duas primeiras podem ter a mesma fonética? E a terceira pode soar "guê ene erre"?
Obrigado.
Icebergue ainda não está em língua portuguesa como "aicebergue"?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações