DÚVIDAS

Complemento indirecto e complemento nominal
Numa resposta vossa de 11/06/01, com o título "Complemento nominal e adjunto adnominal, de novo" lê-se textualmente "finalmente "resposta ao aluno" equivale a "ao aluno foi respondido...", "a resposta foi dada ao aluno", e trata-se também de um complemento nominal, objectivo indirecto ou terminativo".Quando se dão estas três designações? Elas são simultâneas? Isto é: pode um complemento objectivo indirecto (complemento de um verbo) ser simultaneamente considerado complemento nominal (complemento de um nome)? Ou as diferentes designações correspondem às diferentes formulações da frase?Penso que a explicação será esta última, mas como não fica claro na vossa resposta, agradecia que me elucidassem.
«Sorriso amarelo»
Um americano estranhou a nossa expressão «sorriso amarelo». É o de um fumador?, perguntou-me. Então porquê amarelo? E a verdade é que estou com alguma dificuldade em lhe explicar porquê. Se lhe disser que o amarelo não é uma cor viva, alegre, tal não é verdade. Teria de lhe dizer que pensamos num amarelo desmaiado, pouco definido. Afinal, existe alguma história que explique esta nossa expressão? Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa