Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
António Sanches Interface de administração pública Portugal 5K

Posso utilizar a palavra disruptivo? Em que circunstâncias e com que regras?

Jucilda Nunes Frota Brasil 5K

Depois que li o artigo no Correio Brasiliense, de 16 de Dezembro p. p., voltei a ficar em dúvida quanto à correção em usar a palavra operacionalizar. Eis a transcrição do Correio Brasiliense – Sábado, 16 de Dezembro de 2006 «... pérolas. Por exemplo, o neoverbo disponibilizar. É como ele diz: se você me oferecer, me der, me vender, me emprestar, talvez eu até venha a topar. Mas se insistir em disponibilizar, nada feito. Ou, se estiver contando comigo para operacionalizar algo, vou logo avisando: tire o cavalinho da chuva. Não operacionalizo nada para ninguém. Se quiser eu monto, realizo, aplico, ponho em operação. E se pedir com jeitinho, até implemento, mas operacionalizar, jamais! Também não agilizo coisa alguma. Nunca agilizei nada. Está lá no meu currículo...»

Bernardete Costa Portugal 11K

Peço imensa desculpa. Todavia a palavra «demais» continua, apesar dos vossos diversos esclarecimentos, a suscitar dúvidas. Vejamos o exemplo: «Isto é "demais"!»
E muitos outros "demais" que leio em obras escritas por reconhecidos autores cujo emprego penso ser errado. Vejamos: quando «de mais» é antónimo de «de menos», é separado, correcto? Aquele e os "demais"... também não me oferece qualquer dúvida; porém, como no primeiro exemplo e noutros, fico o que vulgarmente se diz «às aranhas»!

Emanuel Costa Portugal 16K

Diz-se «dois gémeos» ou «um par de gémeos»?

Dou como exemplo a seguinte frase: «Os pais já nem pedem um rapaz, queriam era um par de gémeos.»

Está correcta ou incorrecta?

Alexandrino Carvalho Évora, Portugal 35K

No programa Bom Português da RTP 1, a forma "mal-estar" é considerada correcta, em detrimento da expressão "mau estar".

Se considerarmos "estar" como um substantivo, talvez encaremos esta forma de dizer igualmente correcta. A não ser que, semanticamente, as expressões sejam diferentes. Gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado.

Abdul Cadre Portugal 11K

Holocausto: com letra pequena ou com letra grande?

Lívia Oliveira Professora Cascais 16K

Os verbos «saber» e «conhecer», nas frases «O João sabe inglês» e «O João conhece a Maria», parecem-me mais verbos que designam estados do que acções. Solicito que me elucidem, de preferência com exemplos, sobre a noção de verbo estativo.

Carla Marques Tradutora Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se ambas as formulações «ter aspecto de sujo» e «ter aspecto sujo» estão correctas e, se estiverem, se existe alguma diferença de significado entre elas. No caso de ser seguido de adjectivo, quando é que «de» pode e não pode ser usado? Por exemplo, diz-se «ter aspecto atraente», mas não me soa tão bem «ter aspecto de atraente». Porquê?
Grata.

Tânia Mari de Oliveira Rodrigues São Paulo, Brasil 14K

Sou estudante de letras em uma universidade de São Paulo, Brasil. Gostaria de entender melhor sobre a gramática prescritiva e a gramática internalizada. Obrigada.

Rui Mendonça Portugal 7K

Os substantivos «anexo» e «dependência» são sinónimos ? Se não, qual a diferença de significado?
Muito obrigado.