«História picante»
Donde terá surgido a expressão «história picante» (ou «anedota picante»)?Obrigada.
Árvores, flexão de árvore
Surgiu uma dúvida entre colegas: o plural dos nomes poderá ser considerado como palavra da mesma família. Por exemplo, árvores é palavra da mesma família que árvore?
O significado de adufa
Qual é o significado de adufa?
Trocar e destrocar
Destrocar significa «desfazer a troca que havia sido feita». Na linguagem popular é utilizado para trocar uma nota ou moeda, por outras de valor inferior.
É correcto o uso desse termo? É correcto o uso de termos da linguagem popular?
Desencarnar e desencarnação
A minha pergunta tem que ver com o antónimo do substantivo encarnação e do verbo encarnar. Poderemos falar em desencarnação e desencarnar? Encontrei a conjugação do verbo na página www.iltec.pt e referência ao substantivo em algumas páginas online, mas não consigo encontrar o vocábulo em dicionários ou prontuários. Como deverá então dizer-se o antónimo de encarnar?
O colectivo de dromedários
Cáfila também se aplica a um conjunto de dromedários, ou só a camelos?Obrigada!
O termo lagunagem
Para um tipo de ETAR que trata águas residuais recorrendo a lagoas devemos chamar "lagunagem" ou "lagonagem"?
Obrigado.
Mal e mau
Conheço a regra prática de usar mau quando o sentido oposto é o de bom, e mal quando a antítese é bem, mas deparei com um exemplo que parece contradizê-la: a expressão «o que há de mal nisso» soa-me correta, a despeito de «o que há de bem nisso» soar estranho. Afinal, é correto dizer «o que há de mal» ou é preciso usar «o que há de mau»?
A palavra maple
O que é meiple?
«Má sorte»
A pergunta é simples: quando se deseja sorte a alguem, é usual dizer «boa sorte». Isto não é uma repetição? Pode haver «má sorte»?Obrigado.
