Hemicelulose
O que é hemicelulose?
«Audiência de...» e «audiência com...»
Qual destas duas formas tem a estrutura correcta?1 – «Audiência do Presidente da República (a Fulano).»2 – «Audiência com o Presidente da República (de Fulano).»Grato.
Vivida vs. vívida
Há alguma diferença de significado entre a palavra vivida e a palavra vívida? São as duas possíveis de serem usadas com idêntico sentido? Ou a segunda significa outra coisa?
Muito obrigado.
Deliberar + indicativo e conjuntivo
Surgiu-me uma dúvida numa construção:
«Foi deliberado que a Associação não se fará representar.»
«Foi deliberado que a Associação não se faça representar.»
Podem estar ambas correctas? Ou só uma é que é válida?
Obrigada.
A expressão «tendo em conta»
Eu gostaria de saber em que contexto se emprega a espressão «tendo em conta».
Obrigada.
Cariz autobiográfico
Gostaria saber o que é o «cariz autobiográfico». Aguardo a vossa resposta! Obrigada.
Classificação de hoje, ontem e amanhã
Embora na maioria das gramáticas e dos dicionários as palavras acima indicadas sejam classificadas como advérbios, no Dicionário Houaiss são apresentadas como advérbios e nomes. Já tinha ouvido um professor universitário referir-se à classificação errada destas palavras como advérbios por se tratar de nomes de dias (o nome do dia actual; o do dia anterior; o do dia seguinte). Qual é a vossa posição em relação a este assunto? E, no caso de poderem ser classificados como advérbios e nomes, como distinguir? Obrigada.
Três regras para distinguir o por que do porque
Ao contrário do que aqui, no Ciberdúvidas se recomenda, tenho lido frequentemente, tanto nos jornais como até, nas legendas/traduções de filmes e séries, o por que separado interrogativas directas. Ainda há dias, lia-se esta chamada na primeira página do jornal Público: «Por que preferem as novelas portuguesas?»
Gostava de ver esta questão de novo esclarecida.
Muito obrigado.
Desblindagem dos estatutos
"Desblindagem" dos estatutos da PT??
Quererão porventura dizer desbloqueio, mas, de facto, todos os meios de comunicação social deste país têm ultimamente usado e abusado do que penso ser um termo inexistente na nossa língua.
Alguém poderia confirmar ou não a minha ideia?
Obrigado.
Concordância com diferentes valores de nós
Na seguinte frase: «Passamos boa parte de nossas vidas procurando um grande amor. Aquele que nos fará feliz e nos completará plenamente...», a palavra feliz deve ficar no singular ou no plural?
Obrigado e um forte abraço.
