Cosmólogo e cosmologista
A palavra que mais vejo ser utilizada é cosmólogo, mas ultimamente tenho ouvido e lido muitas vezes a palavra "cosmologista". Aceita-se esta palavra em português de Portugal?
Obrigado uma vez mais.
O uso da palavra "ambigrama"
Gostaria de saber se o uso da palavra ambigrama é correcto e, em caso afirmativo, se existem sinónimos. Por ambigrama refiro-me a uma representação gráfica de uma ou mais palavras, que podem ser lidas por rotação ou inversão da dita representação. Este tipo de representações é amplamente referenciado no livro Anjos e Demónios, de Dan Brown, e a palavra ambigrama é usada para identificá-lo. Porém, não encontro o seu significado em nenhum dos dicionários on-line que consultei (www.infopedia.pt e www.priberam.pt).
O uso de quem e de que
Relativamente à frase:
«Dá-se a morte simbólica de Ana, quem (1) vai morrendo devagar depois da morte da sua irmã e quem (2), às vezes, parece morrer na companhia de seu marido.»
O uso do pronome quem, em (1) e (2), está correcto? Não deveria ser usado que? Caso esteja correcto, como se justifica tal facto?
Obrigado pela disponibilidade.
Sobre a classificação de algumas orações
Tenho dificuldades de diferenciar algumas orações. Por exemplo:«As ruas estão molhadas, pois choveu durante a noite.»Essa oração é subordinada adverbial causal, não é?
Mas qual é a classificação desta oração?:«As ruas estão molhadas, logo choveu durante a noite.»Com a mudança da conjunção muda a classificação da oração? Então essa oração é conclusiva?
E quanto às seguintes orações:«Ela estudou muito, mas não passou no concurso.»«Embora estudasse muito, não passou no concurso.»Por que essas orações mudariam de coordenadas para subordinadas somente com a mudança de conjunção? Não consigo encontrar resposta para as minhas dúvidas nas gramáticas.
Obrigada.
A origem da palavra adei
Ouvi há dias num documentário a palavra adei, que julgo ter o sentido de «então» ou «por isso». Gostava de saber qual a sua origem etimológica.Lembro-me da utilização desta palavra desde miúdo (tenho 58 anos), embora ultimamente com menos frequência e a menos pessoas (pessoas do campo — não me lembro de a ouvir a pessoas da cidade). A Diciopédia diz tratar-se de uma interjeição (regionalismo usado para solicitar que algo seja mais bem esclarecido); não é com esse sentido que me recordo de a ver utilizada. Não posso reproduzir a frase que ouvi por estes dias, mas a ideia que tenho é que poderia ser algo do género: «A ponte caiu, adei a gente teve de fazer um grande desvio.» Compreendo o sentido, mas gostaria de saber a origem da palavra, o que me parece não ser fácil.
A diferença entre embaixada e consulado
Gostaria de esclarecer a diferença entre embaixada e consulado. Sendo ambos representações diplomáticas de um Estado, suponho que a diferença terminológica dependa do âmbito geográfico ou das competências...
Repassado e trespassado
Poderei usar indiferentemente as palavras repassado e trespassado quando me referir à exsudação de um penso cirúrgico? Quando utilizarei uma ou outra para descrever a quantidade de exsudato?
Cometer vs. acometer
Gostaria de clarificar a seguinte formulação:
«O júri, no exercício das competências que lhe são cometidas...»
ou
«O júri, no espírito da missão que lhe foi acometida...»
Encontro das duas formas e não sei qual é que está errada.
Obrigada.
A definição das palavras dicionário e glossário
Solicito esclarecimento acerca da definição correcta das palavras dicionário e glossário. Não as considero sinónimos, mas, se tenho razão, preciso de estabelecer a diferença entre estes dois termos que tratam da explicação das palavras.
Antecipadamente grata.
A diferença entre razão e rasão
Gostaria que me pudessem explicar qual a diferença entre razão e rasão.
Obrigada.
