Pode aplicar-se penugem quando se refere a seres humanos?
Diante do universo jurídico, percebi a aplicação de dois termos sinônimos: «carta de preposto» e «carta de preposição».
A primeira colocação me chamou atenção, uma vez que acredito estar incorreta. Vejo que a preposição de antes do substantivo preposto é inadequada. Para mim, seriam duas formas: «carta do preposto» ou «carta de preposição».
Gostaria de uma análise deste tema, se possível.
Um amigo brasileiro disse-me que não entendia a utilização do futuro do verbo ter para indicar uma suposição. Por exemplo, neste excerto: «(...) foi no quarto onde terá acontecido o acidente que (...)», o verbo ter aparece aqui como verbo auxiliar, com esse sentido. Gostaria de saber mais em pormenor que caso gramatical é este, e se é, de facto, uma diferença entre a norma linguística portuguesa e a norma brasileira.
Escrever «o fato aconteceu à data de 25 de abril» está correto?
Muito obrigado.
Gostaria de saber se a palavra licenciatura significa «licença para continuar a estudar».
Desejava saber qual é a função sintáctica (segundo a gramática tradicional) da expressão «por um olho», retirada do poema de Bocage intitulado Epigrama.
Obrigada pela atenção.
Quando alguém dá ordem expressa para resgatar/liquidar uma poupança, deve-se dizer «Queiram desmobilizar XPTO da minha poupança...», ou «Queiram mobilizar XPTO da minha poupança...»?
Desde já, grato pela atenção dispensada.
Gostaria de saber qual a diferença entre as palavras termalista e aquista.
Obrigada pela atenção.
Veja o vocábulo "moisaica" (ou "mosaica") dentro de um contexto: «Levando suas investigações às entranhas da terra e às profundezas dos céus, demonstrou a Ciência, de maneira irrefragável, os erros da Gênese "moisaica" tomada ao pé da letra e a impossibilidade material de se terem as coisas...»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações