Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Susana G. Soares Administrativa Lisboa, Portugal 12K

Os adjectivos desumano e inumano são sinónimos? Podem ser utilizados no mesmo contexto (p. ex., «a violência doméstica é um comportamento inumano/desumano» e «um monstro é um ser desumano/inumano»)?

Obrigada.

Luís Romero Tradutor/revisor Barcelona, Espanha 10K

Agradeço que me indiquem se o verbo curtir (no sentido de «desfrutar, gostar») tem alguma norma que exige ou não a utilização da preposição de junto com o artigo seguinte. Exemplos:

1. «Curto do actor X.»

2. «Curto o actor X.»

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Ivo Carvalho Informático Amadora, Portugal 27K

Seria possível ajudarem-me quanto à definição destas palavras?

Joana Bastos Estudante Porto, Portugal 6K

Podemos designar as pessoas que actuam em concertação como «concertantes»?

Joana Bastos Estudante Porto, Portugal 4K

Quando é que devemos/podemos dizer/escrever agir e quando é que devemos/podemos dizer/escrever actuar?

Sofia Martinho Professora Porto, Portugal 146K

Na análise da poesia de Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos é correcto dizer «o poeta neste poema...» ou «o sujeito poético neste poema...»?

Fábio Vasco Operador de call center e estudante universitário Quinta do Conde, Portugal 8K

Gostaria de saber se o termo "fuçanguice" (penso que é assim que se escreve), tão utilizado em linguagem informal, se encontra dicionarizado.

Obrigado!

Paulo Araújo Economista Rio de Janeiro, Brasil 4K

A respeito da questão formulada por Paula Pereira («Os burros não são tão burros»), parece-me aí existir mais uma lítotes do que um oximoro; embora não esteja explicitamente negando o oposto, há a outra razão de existência da lítotes, a atenuação, ou seja, o advérbio tão minimiza a burrice dos burros.

Lia Kelm Professora Abrantes, Portugal 75K

Procuro um dicionário online de antónimos, pois uso bastante esse recurso. Gostaria de ter o antónimo de empatia.

João Evaristo Médico Lisboa, Portugal 9K

Gostaria que me explicassem o significado da expressão «dar vivas à Cristina».