DÚVIDAS

«De molde a» e «de modo a»
Gostaria de confirmar se o uso distinto que faço das locuções «de modo a» e «de molde a» se justifica, ou se as duas são afinal permutáveis. Escreverei assim «A proposta apresentada é de molde a permitir um consenso» (ou seja, «pela sua natureza ou características, a proposta é suscetível de permitir um consenso»). Escreverei, em contrapartida, «Apresentei uma proposta, de modo a permitir um consenso» (ou seja, «para que cheguemos a um consenso, apresentei uma proposta», sem que haja nexo causal – ou gramatical – direto entre a natureza da proposta e o possível consenso). Desde já agradeço a vossa resposta.
Preposições, artigos definidos e substantivos coordenados
Na composição do Governo português verifico as seguintes denominações: – Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social – Ministério da Agricultura e do Mar A pergunta é: qual das duas está certa considerando que na primeira não se repete a preposição de para cada sector? Ou por outra: porque é que na primeira não aparece «Ministério da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social»? Ou, caso contrário: porque é que na segunda não aparece «Ministério da Agricultura e Mar»? Ou, por fim, será que as duas estão certas, ou quando se deve utilizar uma forma, ou quando se deve utilizar outra? Muito obrigado pela atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa