«Ter dois pesos e duas medidas» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Ter dois pesos e duas medidas»

«Dois pesos, duas medidas», ou «um peso, duas medidas»? Não será a segunda expressão mais apropriada para significar que uma situação não é julgada com imparcialidade, uma vez que o mesmo "peso" poderá ter duas "medidas"?

Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.

António Roque Marques Técnico de laboratório Mem Martins, Portugal 12K

A segunda expressão que propõe pode ter toda a lógica, mas na verdade a expressão registada é «ter dois pesos e duas medidas». Esta expressão, ao que se sabe, de origem bíblica, «diz-se de pessoa que não usa de imparcialidade, isenção, equidade em seus juízos, actos, decisões» (Novos Dicionários de Expressões Idiomáticas – Português, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 2006; ver também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, s. v. peso: «ter dois pesos e duas medidas julgar de forma parcial duas situações iguais»).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Semântica