Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 3K

Na frase «Jurou pela alma da mãe que não tornaria à bebida», qual a função sintática de «pela alma da mãe»?
Obrigado.

António Sampaio Ilustrador Porto, Portugal 6K

Gostaria de saber se é legítimo utilizar sequencializar em vez de sequenciar. Embora não apareça em nenhum dicionário que tenha consultado, a palavra sequencializar aparece por diversas vezes em documentos do Ministério da Educação [de Portugal], tais como referenciais de formação profissional.

Gustavo Matos Contador Rio de Janeiro, Brasil 6K

Qual é o papel da gramática normativa na sedimentação de uma língua?

Susana Pereira Professora Coimbra, Portugal 5K

Para os engenheiros, o plural de norma é norma. Estará correcto? Isso verifica-se em expressões como: «Empresa certificada de acordo com as norma EN ISO 9001 e EN ISO 9002.»

Simone Ziantonio Professora São Paulo, Brasil 22K

O correto é «sob hipótese alguma» ou «sob hipótese nenhuma»?

Muito obrigada!

Eliana Machado Secretária Belo Horizonte, Brasil 4K

Gostaria de saber o que está certo:

«Pagar em duas vezes», ou «Pagar de duas vezes»?

Grata.

José Ribeiro Aposentado Lisboa, Portugal 3K

Tendo algumas dúvidas para conjugar o verbo aplaudir no presente do conjuntivo, muito grato ficarei pelo favor da vossa informação.

Oriana Ferreira Antropóloga Coimbra, Portugal 16K

Qual a origem da expressão «como encontrar uma agulha no palheiro»?

João Paulo Físico São Paulo, Brasil 8K

Estou tendo uma pequena discussão com minha orientadora de mestrado a respeito do emprego de verbos que representam aumento de volume. Qual seria a forma correta?

1) «A barra dilatou 3 cm»
ou
2) «A barra dilatou de 3 cm»?

1) «Quanto o bolo aumentou?» 

ou 

2) «De quanto o bolo aumentou?»?

Eu defendo que as formas corretas sejam as de número 1, sem a preposição de, e ela defende as opções 2. Quem está correto?

Grato.

Ângela Pontes Empresária do ramo dietético Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber, também, se é incorrecto usar a palavra herbal, para designar, por exemplo, extractos herbais, uma vez que não encontro esta palavra no dicionário.