Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Mila Bom Jurista Coimbra, Portugal 6K

Nos comboios Alfa, a CP [Caminhos-de-Ferro Portugueses], pela voz dos seus funcionários, anuncia que «A CP deseja-lhes uma boa viagem...».

«Deseja-lhes», ou «deseja-vos»?

Frederico Augusto Santana Bomfim Servidor público Salvador, Brasil 13K

A palavra estádio é usualmente utilizada para referir-se às praças esportivas. Ocorre que aprendi na faculdade que corresponderia a uma das fases do desenvolvimento de determinados insetos.

Pergunto: estádio é fase, ou é praça esportiva, como usado normalmente? Será que o uso do vocábulo, ainda que incorreto, distorceu permanentemente o seu significado?

Pedro Teixeira Editor Lisboa, Portugal 13K

Tenho um livro em fase de revisão final, tendo o revisor emendado a frase «José só vai a Lisboa de tempos a tempos» para: «... de tempos em tempos». Gerou-se alguma controvérsia, havendo ainda quem sustente que ambas as formas estão correctas.

Paula Silva Desempregada Setúbal, Portugal 5K

Como se chamam as pessoas naturais de Águas de Moura (distrito de Setúbal)?

José Pedro Costa Escriturário Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se está correcta a seguinte frase: «O governo extrapolou quando deu ordens para...»

Os meus agradecimentos antecipados.

Carleslene Alves Campos Estudante Aracaju, Brasil 88K

Qual é o aumentativo da palavra animal?

Cristiane Dias Tradutora São Paulo, Brasil 7K

Gostaria de saber qual o significado de seja em questões de matemática como a citada a seguir: «Seja f a função definida por f(x) = (x - 2). Então f é igual...»

Se, nesse contexto, seja significar é, então não alteraria a pontuação. No entanto, se tiver o significado de «sendo» («sendo f a função...»), eu utilizaria uma vírgula antes de então.

Aguardo uma resposta. Grata.

Pedro Silva Estudante Lisboa, Portugal 23K

Quando se juntam as palavras calmamente e ordeiramente, faz-se o trânsito do sufixo -mente apenas para a segunda palavra, dizendo «calma e ordeiramente». É correcto fazer o mesmo em verbos? Estou a ver na televisão neste momento, relativo às dívidas do Estado português, escrito «deve e haver». O correcto não deveria ser «dever e haver»? A letra r não é propriamente um sufixo, faz parte da palavra, não me parece que possa haver trânsito.

Muito obrigado pela atenção.

Karina Leite Manuel Professora Itu, Brasil 16K

Quero saber o aumentativo da palavra cara. Obrigada!

Margarida Gonçalves Funcionária pública Guarda, Portugal 8K

Qual a diferença entre o uso de de certo e decerto?

A frase «eles irão decerto reunir-se» está correcta?