DÚVIDAS

O deve e o haver

Quando se juntam as palavras calmamente e ordeiramente, faz-se o trânsito do sufixo -mente apenas para a segunda palavra, dizendo «calma e ordeiramente». É correcto fazer o mesmo em verbos? Estou a ver na televisão neste momento, relativo às dívidas do Estado português, escrito «deve e haver». O correcto não deveria ser «dever e haver»? A letra r não é propriamente um sufixo, faz parte da palavra, não me parece que possa haver trânsito.

Muito obrigado pela atenção.

Resposta

As questões apresentadas não são semelhantes. Para os advérbios de modo que se apresentem seguidos, poderemos usar formas desenvolvidas ou formas abreviadas. Exemplos: «Os automobilistas circulavam calmamante... e...ordeiramente» ou «Eles circulavam calma e ordeiramente». O autor do texto pode optar pela forma que preferir.

As palavras deve e haver da contabilidade têm uma história diferente. Para poderem dar informações aos clientes sobre os movimentos bancários, os contabilistas apresentavam um livro onde existia a palavra Deve na página esquerda onde estavam registados os levantamentos dos clientes. Na página direita, estava escrita a palavra Haver e aí se encontravam as entregas do cliente. Esta palavra Haver significa, portanto, «valores que o cliente tem a receber».

A palavra Deve encontra-se no presente do modo indicativo. A palavra Haver corresponde a uma síntese da expressão «tem a haver» e corresponde ao futuro perifrástico que tanto apreciamos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa