Os significados de estádio - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os significados de estádio

A palavra estádio é usualmente utilizada para referir-se às praças esportivas. Ocorre que aprendi na faculdade que corresponderia a uma das fases do desenvolvimento de determinados insetos.

Pergunto: estádio é fase, ou é praça esportiva, como usado normalmente? Será que o uso do vocábulo, ainda que incorreto, distorceu permanentemente o seu significado?

Frederico Augusto Santana Bomfim Servidor público Salvador, Brasil 6K

A palavra estádio significa, em desporto (esporte), «campo para jogos e provas esportivas, circundado por arquibancadas ou outras instalações destinadas ao público», como nos diz o Dicionário Eletrônico Houaiss. No entanto, ainda é o mesmo que estágio, quando significa «momento ou período específico», assim como é, ainda, o mesmo que estágio em biologia, entomologia, sendo que nestas áreas se trata de «fase no desenvolvimento ou ciclo vital de plantas ou animais; estádio» (biologia) e «cada fase de um inseto entre as sucessivas mudas; estádio» (entomologia). Além disso, estádio ainda é «exercício de alguma profissão, emprego ou autoridade».
Como vê, estádio tem várias acepções, incluindo a referida por si, embora o dicionário, neste caso, dê preferência a estágio.

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo