O aumentativo de cara
Quero saber o aumentativo da palavra cara. Obrigada!
Karina Leite Manuel Professora Itu, Brasil 4K

O Dicionário Eletrônico Houaiss regist[r]a a palavra carão e diz que é, entre outras acepções, «cara grande». Assim, o aumentativo da palavra cara é carão. Porém, este termo ainda quer dizer «cara feia; carantonha»; «epiderme do rosto; tez»; e, em sentido figurado, «repreensão, advertência, descompostura». Trata-se também, como regionalismo de Trás-os-Montes (Portugal), de «parte comestível da noz».

Na área da ornitologia, carão (regionalismo do Brasil) é «ave gruiforme da fam[ília] dos aramídeos (Aramus guarauna), encontrada em áreas alagadas da Florida e do México à Bolívia e à Argentina, e todo o Brasil; de até 70 cm de comprimento, corpo pardo-escuro com garganta branca, bico com mandíbula amarela, cabeça e pescoço estriados de branco e pernas negras».

Outra forma que também pode ser considerada como aumentativo é caraça. Observe-se, porém, que tanto carão como caraça são aumentativos que têm também sentidos próprios: respectivamente, «cara feia» e «pequena máscara» (em Portugal). Esta é a tendência de pares como caixa/caixão, em que o primeiro termo tem valor genérico e o segundo pode perder o valor aumentativo, passando a ser aplicado de modo mais específico (caixão é sinó[ô]nimo de féretro). Neste caso, diz-se que cara é um hipó[ô]nimo e carão/caraça, um hiperó[ô]nimo.

Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico ; Morfologia Flexional Campos Linguísticos: Aumentativos ; Atestação/Significado de palavras