Praia da Rocha
Será que se deve escrever praia com minúscula ou maiúscula em relação a Praia da Rocha, tendo em consideração que Praia da Rocha não é só uma praia mas também uma localidade do concelho de Portimão?
Demais e de mais
Deve escrever-se «a resposta é por demais evidente», ou «a resposta é por de mais evidente»?
O termo portuga
Gostaria que me informassem de qual o verdadeiro sentido do termo portuga, e se o mesmo se pode considerar pejorativo e ofensivo para a identidade de cidadão português.
Antecipadamente grato.
O comparativo em «sair-se melhor»
«A implicação é que esses países talvez se saíssem melhores economicamente se fossem mais parecidos entre si.»Devo dizer se esta palavra está sendo usada de acordo com a norma culta e justificar. Aguardo resposta.Obrigado.
Verbo sugerir e modo indicativo
«Lula sugere que Walfrido e Agnelo ficam.»
Como devo justificar o uso do verbo ficar no presente do indicativo?
A regência do verbo servir
Gostaria de saber se a frase: «José de Tal. 40 anos servindo à sociedade» está correta. A pergunta está relacionada ao uso da crase após o verbo servir, já que o mesmo tem, em princípio, a regência de transitivo direto e intransitivo. Alguns dicionários o recepcionam somente como tal; outros, também com regência de transitivo indireto.
Grato.
«Moda de bem falar e escrever» em língua portuguesa
1. Tem vindo a verificar-se, nos últimos tempos, até de pessoas com altos cargos nos destinos da nossa nação, a utilização, em crescimento exponencial, da expressão «... por forma a que...».
Não estará a ser utilizada incorrectamente tal expressão? Não deveria ser utilizada a expressão, que sempre ouvi, desde a minha infância, «... de forma a que...»?
2. Outras jóias da actual «moda de bem falar e escrever» em língua portuguesa: «... vou-vos dizer (vou dizer-vos)...»; «... o jogador tem-se vindo a revelar (tem vindo a revelar-se)...»; «... vou com vocês (vou convosco)...».
Aliás, relativamente a este último exemplo, concluo todos os dias que já ninguém conjuga correctamente a 2.ª pessoa do plural das nossas formas verbais... parece até que se tem vergonha de dizer-se «vós ides por ali», em vez do já tão banal «vocês vão por ali»...
Cumprimentos cordiais.
A palavra chador e a grafia de açúcar-cândi
Existe em português a palavra chador?
Como se deve escrever açúcar-cândi?
Muito grato pela vossa atenção.
Monção/monções
Como se escreve o nome de certos ventos que sopram na Índia: "monção"/"monções", ou "monsão"/"monsões" (em inglês monsoon)?
A grafia de Melchior e Baltasar (reis magos)
Em português, qual a correta grafia dos nomes de dois dos reis magos: "Belchior", ou "Belquior", ou "Melchior", ou ainda "Melquior"; "Baltazar", ou "Baltasar"? No caso de serem corretas as formas com ch, este vale /x/ ou /k/? A do terceiro, Gaspar, não suscita dúvidas.
Muitíssimo obrigado.
