O termo portuga - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O termo portuga

Gostaria que me informassem de qual o verdadeiro sentido do termo portuga, e se o mesmo se pode considerar pejorativo e ofensivo para a identidade de cidadão português.

Antecipadamente grato.

Manuel de Melo Consultor Genebra, Suíça 7K

Dos dicionários que consultei e que contêm o termo, um, o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, não faz considerações sobre o valor social do termo, dizendo apenas que significa o mesmo que português, e três, Houaiss, Aurélio XXI, e UNESP, consideram o termo depreciativo, sem se alongarem muito em explicações. Houaiss, no entanto, aproxima este termo de galego, considerando-os sinónimos.

Creio que não se poderá dizer que o termo seja ofensivo, mas pejorativo, ou negativo, parece ser.

PS – Cumpre-me agradecer a intervenção de Ida Rebelo, cujo trabalho muito prezo, pois traz um acréscimo de informação da máxima importância. Cumpre-me, igualmente, penalizar-me por não ter recorrido à pesquisa na Internet, que me conduziria a uma resposta mais completa e adequada. Pelo facto peço desculpa aos utilizadores deste espaço.

Edite Prada
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica