O pão é cozido, ou assado?
O pão é simultaneamente cozido e assado.
Neste contexto, o verbo cozer está a ser usado numa acepção em que é sinónimo parcial de cozinhar, ou seja, significa «preparar por meio de fogo ou calor» e designa apenas a passagem do estado cru ao estado cozinhado, ou cozido.
Já o processo de assar, mais específico, consiste, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, em «preparar o alimento ao calor do fogo ou do forno».
Sendo assim, ambas as formas estariam correctas. Usando a primeira estamos apenas a dizer que o pão é cozinhado, e no segundo estamos a ser mais específicos relativamente ao processo através do qual é cozinhado, ou cozido.
Apesar disto, do ponto de vista lexical, do uso propriamente dito, «pão cozido» é a forma estabelecida, a mais frequente, sendo, por isso, aquela cujo uso se recomenda.
Porque se diz «sardinha assada» e «carapau grelhado»?
Tendo em conta a definição de assar apresentada acima, pode-se definir grelhar como «assar sobre uma grelha». Gramaticalmente, estaria igualmente correcto dizer «sardinha grelhada» e «carapau assado».
Não disponho de dados que me possibilitem dizer com certeza qual o motivo por que estas formas parecem ser mais frequentes. Posso apenas dizer que grelhar é alguns séculos mais recente que assar; com efeito, segundo o Dicionário Houaiss, o primeiro está atestado desde medos do século XIX, enquanto o segundo ocorre em documentos, pelo menos, desde o século XV. Assim, parece-me possível que a preparação típica da sardinha, fortemente enraizada na tradição/cultura popular, feita directamente sobre o carvão, pode ter dificultado a substituição do antigo assar pelo mais moderno grelhar.