Posição do clítico em «As chamas, depressa, se alastraram»
Gostaria de saber se a frase seguinte está correcta: «As chamas, depressa, se alastraram.»
Obrigada pela ajuda.
O vocábulo abonado na obra "x" do escritor "y"
Torço o nariz à afirmação de que determinado vocábulo está abonado na obra "x" do escritor "y". O escritor não será (não é necessariamente) quem melhor domina a língua. Ele pode mesmo ter cometido um erro (ninguém é a ele imune!). E então? Querem comentar?
Sifilítico, sífilis
Hoje, aconteceu-me uma coisa estranha.
Fui ao dentista e ele disse-me que quando era novo era "suflitico". Não percebi o que queria dizer e quando cheguei a casa procurei no dicionário o seu significado. Mas não o encontrei. Perguntei aos meus pais e eles também conhecem a palavra e disseram ter o significado de «aflito». Ainda gozaram comigo, pois disseram que quando eram novos toda a gente sabia esse significado, e eu ando a estudar e não o descubro. Mas no dicionário não existe. Na Net não encontro nada. Será que essa palavra existe, ou será só utilizada pelo povo?
Agradeço a vossa compreensão.
Ainda a utilização da palavra estacionário
A propósito duma questão colocada respeitante à utilização da palavra estacionário para designar papel de carta e afins, pergunto se não será uma alternativa válida a utilização da expressão «economato gráfico».
A classificação de maiorzinho
Maior é o grau comparativo de igualdade do adjectivo no grau normal grande. Qual é a classificação morfológica de maiorzinho?
O uso do futuro e do condicional para indicar suposição
Um amigo brasileiro disse-me que não entendia a utilização do futuro do verbo ter para indicar uma suposição. Por exemplo, neste excerto: «(...) foi no quarto onde terá acontecido o acidente que (...)», o verbo ter aparece aqui como verbo auxiliar, com esse sentido. Gostaria de saber mais em pormenor que caso gramatical é este, e se é, de facto, uma diferença entre a norma linguística portuguesa e a norma brasileira.
«Na data de» vs. «à data de»
Escrever «o fato aconteceu à data de 25 de abril» está correto?
Os contextos do verbo contrair
Tenho lido na imprensa desportiva e também ouvido nas rádios e nas televisões frases como «o jogador tal contraiu uma lesão» e, em casos mais específicos, «fulano contraiu uma entorse» ou «contraiu um traumatismo», por exemplo. É correcto escrever-se ou falar-se desta forma? Eu sempre pensei que se contraíam doenças, viroses, virus, etc. E, por conseguinte, que se sofrem lesões...Muito obrigado.
O significado de licenciatura
Gostaria de saber se a palavra licenciatura significa «licença para continuar a estudar».
A regência de cúmplice
Devemos dizer «cúmplice com uma escalada», ou «cúmplice de uma escalada»?
Obrigada.
