Li a palavra "perontes" em alguns excertos de textos na Internet.
Não consegui identificar o significado. Não sei se a palavra existe.
Podem ajudar-me?
Obrigado.
"Ifigênia", ou "Efigênia"?
Muito obrigado.
«Quando todos revermos», ou «quando todos revirmos»? Qual forma do futuro deve ser usada?
Obrigado.
Quando se faz uma enumeração de substantivos sem a terminar com um e, deve-se colocar também uma vírgula antes do verbo?
Por exemplo: «A luminosidade, a frescura tépida, as cores súbitas, a suavidade(,?) pareciam indicar a chegada definitiva da Primavera.»
Obrigada!
É correcto dizer "hemorróides" em vez de hemorróidas?
O que significa ser «um euzinho neste país»?
Obrigada.
Num anúncio publicitário, pode ler-se a seguinte frase: «Toda a criança tem o direito a ser criança.»
Parecem-me melhor as seguintes formulações: «toda a criança tem direito a ser criança» ou «toda a criança tem o direito de ser criança».
Tenho razão, ou a frase publicitária está correcta?
Precisando de utilizar um substantivo que signifique acabar com uma determinada hierarquia, deparei com três maneiras diferentes de escrever uma mesma palavra e gostaria de saber qual está mais correcta: "des-hierarquização", "deshierarquização" e "desierarquização".
Como se pronunciam os verbos impugnar e designar nas situações abaixo?
«Ele impugna os cálculos.» ("Impugna", ou "impúgna"?)
«Peça para que ele designe uma data.» ("Designe", ou "desígne"?)
Qual a regra?
Gostava imenso de saber qual é a frequência de uso dos verbos aborrecer, enfadar, apoquentar, enfastiar e amofinar no português europeu. São verbos muito usados nos últimos 40 anos? Os portugueses preferem usar outros verbos que tenham os mesmos significados? Interessam-me mais exemplos de uso de um falante culto, estudioso da língua, basados na própria experência do que outros de grandes dicionários e enciclopédias.
Nunca poderão imaginar o tamanho da minha satisfação em receber a vossa resposta.
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações