Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Marcos Cavalcanti Ortodontista Fortaleza, Brasil 12K

Como se divide silabicamente o vocábulo maisena. No Michaelis, encontra-se ma.i.se.na. Porém, no Luft, encontra-se mai.se.na. Qual a divisão correta?

Alexandre de Figueiredo Historiador Lisboa, Portugal 15K

«Desde logo» que nos últimos tempos vejo ter-se pegado um tique «desde luegado» em tudo o que é comunicação social, rádio, TV, jornais... «Desde logo» o «desde logo», que não me parece seja português mas osmose recente do castelhano idiomático «desde luego», é inserido a despropósito e sem qualquer função em contexto nas frases, quer escritas quer verbais, que no dia-a-dia «desde logo» me vou vendo obrigado a «desde logo» consumir.

A sua utilização desnecessária e intercalar na frase faz-me lembrar a utilização "prequiana" do portuguesíssimo , ou estarei enganado?

Desde logo que a par disto que desde logo vou ouvindo e lendo cada vez mais gente referindo-nos que comunica connosco «desde o Porto», ou «desde» Alguidares de Baixo, em vez de anunciar «no Porto», ou «em Alguidares de Baixo», ou «de Cebolais de Cima», o que me parece outro castelhanismo evidente (além de incoerente e feio). Mas muito agradeço que me digam de vossa justiça sobre estas duas questões, nestes tempos de iliteracia generalizada e poluição sistemática da língua e cultura portuguesas.

Muito obrigado.

Carlos Castro Engenheiro Coimbra, Portugal 3K

Gostaria de saber se a palavra "retratismo" existe, para dar a ideia de uma forte predominância ao nível do retrato. Por exemplo, a arte romana era fundamentalmente composta de retratos (esculturas). Procurei em vários dicionários, mas não encontrei a palavra.

Obrigado pelo vosso esclarecimento.

Tiago Nené Advogado Faro, Portugal 6K

Vi num texto a palavra vilãmente usada como advérbio. É possível? Achei estranho até pelo acento.
Estará correcto?

Maria Lopes Dir. técnica Porto, Portugal 12K

Os cães pertencem à família dos canídeos, a que também pertencem a raposa, o lobo e outros. O gato pertence à família dos felídeos, onde podemos encontrar o gato-bravo, o lince, os leões... Todavia, em várias câmaras municipais e juntas de freguesia, os cães continuam a pertencer à familia dos canídeos, contudo os gatos já são designados por "gatídeos".

Como bióloga, esta denominação não tem qualquer tipo de fundamento, constituindo um erro grave de denominação/organização sistemática.

Mas, no benefício da dúvida no que diz respeito ao português, fiz pesquisa em vários dicionários e em nenhum deles existia esta designação.

Queiram, por favor, tirar-me esta dúvida.

Obrigada.

Inês Moital Consultora Algés, Portugal 4K

Escreve-se «Estudos Farmacoepidemiológicos», ou «Estudos Farmaco-epidemiológicos»?

Sandra Alves Professora Madalena – Pico, Portugal 11K

Gostaria de saber os contextos onde ocorrem os verbos desculpar e desculpar-se. Tenho dúvidas sobre as funções/complementos que os mesmos pedem. Ou serão sinónimos?

Filipa Oliveira Quadro superior Coimbra, Portugal 8K

Despertar e espertar são sinónimos. Espertina está no dicionário, mas ouço frequentemente dizer, em vez disso, "despertina". Esta palavra existe?

Madeleine Reinert Marcelino Estudante Campinas, Brasil 8K

Existe um superlativo absoluto sintético da palavra escuro? Qual?

António Manuel Correia de Matos Escriturário Lisboa, Portugal 10K

"Infundado(a)" ou "infundamentado(a)"?

"Infundado" aparece em alguns dicionários com o significado de «que não tem razão de ser».

A palavra "infundamentado" é desconhecida nos dicionários consultados, todavia, a palavra "infundamentado" aparece como o masculino de "infundamentada"!