A divisão silábica da palavra autópsia
Qual é a correcta divisão silábica da palavra autópsia?
Obrigada.
O aumentativo de cabeça, cão, mulher, mamão, rocha e vidro
Por favor, gostaria de saber qual é o grau aumentativo dos seguintes substantivos: cabeça, cão, mulher, mamão, rocha e vidro.
Obrigada.
A tradução de «petty cash»
Procurei a tradução do termo petty cash para o português e encontrei «fundo para despesas miúdas».Gostaria de saber se existe outra tradução que seja apenas uma palavra.Agradeço desde já o esclarecimento.
«... de 15% a 20%»
Na expressão «tem-se uma elevada taxa de falha — de 15 a 20%», o correto é assim, ou «de 15% a 20%»?
A pronúncia do nome próprio Igor
Gostaria de tirar uma dúvida que me persegue desde a infância.
Meu nome, como vocês já puderam ver, é Igor (minha mãe me chama Ígor), bem. Ao cursar 5.ª série, meu professor disse que era para pronunciar "igôr". Agora meu chefe, um advogado, está com essa mesma história.
Se tratando de nome próprio, qual seria a correta pronúncia do meu nome?
UFIR
Gostaria de saber como se escrevem por extenso 13 337,80 UFIR (UFIR = Unidade fiscal de referência) e 86,34 UFIR.
Atraiçoar e trair
Qual a diferença de atraiçoar e trair? Dizer «traí um amigo» é o mesmo que dizer «atraiçoei um amigo»?
Muito obrigado.
Verbos transitivos e intransitivos
Quais são os verbos transitivos e intransitivos nestas frases?
Frase A — «O gigante Adamastor primeiro assustou os navegadores mas depois partiu em lágrimas.»Frase B — «No fim da tormenta, Vasco da Gama respirou profundamente e todos agradecerem a Deus.»
A tradução da palavra inglesa "correctness"
Tenho encontrado a palavra "corretude" em textos de engenharia de software e na prova de algoritmos, como tradução para a palavra inglesa correctness. No entanto, não a encontro nos dicionários e nem nos eletrônicos. Devo empregá-la assim mesmo?
O aumentativo da palavra ónibus
Qual é o aumentativo da palavra ônibus?