Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Fernanda Morais Aposentada Viana do Castelo, Portugal 5K

Queria saber o plural de troço no sentido de «troço de comer» e «troço de estrada».

Obrigada.

João Guerreiro Funcionário público Faro, Portugal 26K

Qual a forma mais correcta: «fiquei surpreso», ou «fiquei surpreendido»?

Obrigado.

Teresa Ascensão Estudante Porto, Portugal 7K

Sempre associei a expressão «cassa à multa» com um «caçador de multas». No entanto, vi, recentemente, num programa televisivo que se escrevia tal como o fiz, «cassa». Consultei de imediato o dicionário e vi que o significado da palavra era «anular», «tornar sem efeito». Aumentou ainda mais a minha confusão, pois, sendo assim, não entendo o sentido da expressão.

Quando um polícia anda na «cassa à multa», está a «anular», ou a «caçar» multas?

Obrigada pela atenção.

Amarildo Ramos Administrador Vitória, Brasil 22K

Gostaria de saber se o emprego da palavra tratativa em textos que se referem a negociação está correto. Se não, qual seria o emprego correto?

Obrigado.

Débora Maria Santos Estudante Alcochete, Portugal 7K

Gostaria que me informassem qual o nome relativo às pessoas naturais de Alcochete (Portugal), como era o nosso santo padre Cruz.

Obrigada.

Luís Rico Estudante Paris, França 9K

Gostaria de saber qual a diferença entre charcutaria e salsicharia, ou o primeiro termo é um francesismo inútil?

Patrícia Lopes Estudante Lisboa, Portugal 5K

É incorrecto referirmo-nos a aeroporto como o local onde «aportam os aviões»?

Obrigada.

Carlos Castro Engenheiro Coimbra, Portugal 7K

Antes de mais, um bom ano a todos os colaboradores do Ciberdúvidas.

A minha dúvida é a seguinte: devemos escrever «significação "pansémica"», ou «significação "panssémica"»?

Antecipadamente grato pela resposta.

Victor Hugo Bastos Fisioterapeuta/professor universitário Rio de Janeiro, Brasil 11K

Gostaria de saber se há regras para confecção de siglas na língua portuguesa. Se existem regras, quais seriam? Siglas podem ir para o plural? Exemplo: na fisioterapia usamos a expressão «Atividade de vida diária», que é abreviada como AVD; se eu usar, para «Atividades de vida diária», AVD, não colocando a sigla no plural, está certo ou errado?

Preposições entram na confecção de siglas? Exemplo: usamos em fisioterapia  «Arco de movimento» muitos abreviam como ADM. Está certo ou deveria ser AM? No caso de partido político — Partido dos Trabalhadores — usamos PT e não PDT, não incluindo ai o 'somatório' de + os. Daí minha dúvida.

Siglas são sempre com letras maiúsculas? Exemplo: é em relação aos conselhos regionais de fisioterapia e terapia ocupacional — chamamos de CREFITO mas alguns usam Crefito, pela língua portuguesa qual é o certo? E vai para o plural, como CREFITOS?

Espero não explorar os colegas com minhas dúvidas mas gosto das coisas corretas dentro de nossa língua.

Grato e no aguardo,

Andréia de Oliveira Professora Portão, Brasil 6K

Tenho dúvida em relação à abreviação da palavra única, se na abreviação tem o acento agudo ou não.