Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Gonçalves Jornalista Lisboa, Portugal 4K

«Obrigada pela amabilidade ao ter cedido o contacto?»

ou:

«Obrigada pela amabilidade em ter cedido o contacto?»

Carlos Catarino Empresário Faro, Portugal 10K

A minha dúvida prende-se com o facto de ultimamente as juntas de freguesia passarem a chamar-se "Freguesia", e câmaras municipais, "municípios". Esta alteração prendeu-se com o facto de, nos Serviços de Finanças, as Juntas de Freguesia "Contribuintes" passarem-se a chamar «Freguesia de...» e suponho que os municípios a mesma coisa.

Ora a minha questão está na denominação do presidente do órgão executivo, será «Presidente da Junta de...», ou «Presidente da Freguesia de ...»?

Na minha opinião, a freguesia é governada pela junta de freguesia, e o presidente diz respeito ao órgão, logo será «Presidente da Junta de Freguesia» e não «Presidente da Freguesia».

Gostaria de saber a vossa opinião.

Espero ter sido esclarecedor na minha dúvida.

Obrigado.

Alexandra Calaça Estudante Aveiro, Portugal 8K

Qual é o mais correcto? Diz-se "geleia", ou "gelatina"? Sei que os dois termos estão correctos, mas existe algum motivo para se dizer mais "geleia" ou "gelatina"? Pergunto isto porque, como madeirense, aprendi a dizer geleia, que é o que se diz na Madeira, no entanto, sou constantemente corrigida pelos meus colegas do continente.

Agradecia que me tirassem a dúvida.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 6K

Cultíssimo quão atenciosíssimo consultor Carlos Rocha,

Confesso-lhe que não conhecia as palavras farelhão e sua variante farilhão, mas como diz o ditado: viver, viver; aprender, aprender.

Depois de as ter conhecido, mercê dos seus ensinamentos, percebi, consultando alguns dicionários, que as palavras supermencionadas podem significar, além de "ilhota escarpada e pequeno promontório", como mostrou V. Sa., também "certo tipo de abrolhos". Esta última é do Novo Dicionário Eletrônico Aurélio, versão 5.0. Quais seriam esses abrolhos chamados de farelhões? O léxico não esclarece de forma inequívoca se são os que estão em alto mar, longe de qualquer costa, ou também aqueles próximos a algum litoral, porém dá uma pista que indica que são pelo menos aqueles escolhos próximos da costa, ao transcrever, como exemplo, o seguinte verso do meu patrício o poeta Alberto de Oliveira: «Nisto, de encontro aos farelhões da costa,/ Ruge, rimbomba, anseia, estala o oceano...» (in Poesias, 1.ª série, p. 102.).

Como não está claro, peço a V. Sa. que me diga se farelhão/farilhão é apenas um abrolho próximo a um litoral ou também um que está em alto mar.

Também gostaria de saber se a etimologia de farelhão/farilhão é a mesma do espanhol farellón, o que também não ficou claro.

Seria interessante fazer um pequeno quadro comparativo dos significados de farallón, segundo um bom dicionário castelhano-castelhano, com uma definição correta de farelhão em português para sabermos se têm ambas as palavras as mesmas acepções ou não. Que tal?

Muito obrigado.

Guilherme Martins Advogado Campinas, Brasil 7K

Está correta a locução adjetiva "irreciclável", de «não reciclável»?

Marcelino Cheto Professor Lobito, Angola 9K

Quero o significado da palavra «incompatibilidade de tempo».

Paula Ferreira Jornalista Leiria, Portugal 5K

Gostaria de saber como se pronuncia a palavra pregão (da varina, do ardina...).

Obrigada.

Cláudia Loureiro Marketeer Lisboa, Portugal 10K

Diz-se «passeio a cavalo», ou «passeio de cavalo»? Porquê?

Sandra Teixeira Jornalista Marco de Canaveses, Portugal 5K

Gostaria de saber qual a forma correcta de escrever a palavra canaveses, se com um "s" ou um "z". Actualmente, nós, marcoenses, escrevemos com "s", mas muita da correspondência que recebemos e mesmo a toponímia existente aparece com "z". Gostaria de saber qual a forma correcta e o que mudou até chegar à forma correcta.

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Qta. Conde, Sesimbra Portugal, Portugal 6K

Qual a origem da palavra andor, normalmente utilizada de modo imperativo? Suponho que signifique o mesmo que «ir embora rapidamente, desandar, "bazar"»... Ex.: «Vá, meninos, é tarde... vamos dormir. Pròs quartos já! Andor!»