DÚVIDAS

Incompatibilidade entre verbo com regência («embater em») e voz passiva

Numa prova de língua portuguesa a que tive acesso era solicitado o seguinte: «Identifique e descreva os problemas de língua presentes na seguinte frase: "Um motociclista morreu ontem na sequência da moto em que seguia ter sido embatida por um camião."»

Na verdade, pese embora eu formulasse a frase de forma bem distinta, «um motociclista morreu ontem na sequência de um camião ter embatido na moto em que seguia», não consigo identificar e descrever qual é a incorrecção.



Resposta

Utilização indevida da voz passiva: a frase em que se utiliza o verbo embater não pode ir para a passiva, uma vez que embater é um verbo intransitivo e a passiva só pode ser feita com verbos transitivos directos.

Para evitar o erro, coloca-se a frase na voz activa, como fez a consulente, que procedeu também às alterações necessárias. Outra solução seria substituir o verbo embater por um sinónimo, mas transitivo directo, como, por exemplo, abalroar: «Um motociclista morreu ontem na sequência de a moto em que seguia ter sido abalroada por um camião.»

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa