Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Carlos Alberto Consultor Lisboa, Portugal 6K

Poderei usar o singular quando me refiro a uvas?

Por exemplo:

«Qual foi a tua sobremesa?»

«Comi uva.»

Ou o único uso correcto será dizer «Comi uvas»?

Margarete dos Santos Professora Guarulhos, Brasil 33K

Gostaria de saber se existe abreviatura para a palavra psicopedagogia e qual é. Por favor!

Alice Muneishi Estudante São Paulo, Brasil 31K

Numa dissertação, a autora Araújo (1999) cita Vygotsky (apud Kohl, 1995, p. 49). Eu estou fazendo um projeto e fiz um resumo desta dissertação, coloquei a citação de forma indireta, a minha dúvida é: como devo legitimar esta citação?

Por exemplo: «Vygotsky trabalha na concepção de que o desenvolvimento da aprendizagem se dá a partir das relações do sujeito com o meio (Vygotsky, 1995 apud Araújo, 1999)» ou «(Kohl, 1995 apud Araújo, 1999)» ou apenas «(ARAÚJO, 1999)» por ser citação indireta?

Se alguém puder me ajudar, agradeço muitíssimo.

Lukas Francik Estudante Praga, República Checa 5K

Gostaria de saber se em português podemos encontrar o neologismo interno e externo e, se sim, como o podemos definir.

Obrigado.

Ana Amador Formadora Setúbal, Portugal 5K

Como se pronuncia Wikipédia? "Viquipédia", ou "Uiquipédia"?

Obrigada.

Carlos Vieira da Silva Tradutor Lisboa, Portugal 22K

Os meus cumprimentos pelo vosso excelente trabalho, cujos resultados aprecio diariamente e diariamente me são úteis.

A dúvida que gostava de ver esclarecida relaciona-se com a utilização frequente, e a meu ver errada, do termo continuidade em vez de continuação: «F. é a favor da continuidade do treinador»; «Não há condições para a continuidade de S. em funções». Em ambos os casos parece-me que o termo certo é continuação, devendo continuidade ser utilizado quando se pretenda falar da capacidade/qualidade de continuar: «Vai ser um trabalho na continuidade do anterior».

Será assim?

Os meus agradecimentos.

João Simões Eng.º Ele{#c|}trotécnico Viseu, Portugal 6K

A palavra inglesa digraphia refere-se à existência de mais do que um sistema de escrita para a mesma língua. Em português, usa-se a palavra digrafia como termo contabilístico. Poderá também ser utilizada para a tradução de digraphia?

Obrigado.

Nuno Valente Professor Alcobaça, Portugal 7K

Qual destas formulações é a mais correcta?

— «Forma conjuntos com bolas da mesma cor.»

— «Forma conjuntos de bolas da mesma cor.»

Obrigado.

Gabriel Monteiro Estudante Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber se a palavra desilusivo existe. Um filme pode ser desilusivo?

Obrigado.

Maria Costa Professora Lisboa, Portugal 8K

Deve ou não empregar-se artigo junto do topónimo Ucanha, localidade do concelho de Tarouca? Estará correcta a seguinte frase: «A ponte de Ucanha vista de montante para jusante. A Torre fica na margem direita do rio Varosa.» Ou poderá escrever-se: «A ponte da Ucanha...»?

Obrigada.