DÚVIDAS

Referência da referência (citar num trabalho académico)

Numa dissertação, a autora Araújo (1999) cita Vygotsky (apud Kohl, 1995, p. 49). Eu estou fazendo um projeto e fiz um resumo desta dissertação, coloquei a citação de forma indireta, a minha dúvida é: como devo legitimar esta citação?

Por exemplo: «Vygotsky trabalha na concepção de que o desenvolvimento da aprendizagem se dá a partir das relações do sujeito com o meio (Vygotsky, 1995 apud Araújo, 1999)» ou «(Kohl, 1995 apud Araújo, 1999)» ou apenas «(ARAÚJO, 1999)» por ser citação indireta?

Se alguém puder me ajudar, agradeço muitíssimo.

Resposta

O que pretende fazer é desaconselhado. Sobre citações, leia-se o que diz Mário Azevedo em Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares (Lisboa, Universidade Católica Editora, 2008, págs. 139-141):

«A citação de fontes primeiras através de fontes segundas não se pode constituir em regra. Não é correcto encontrar numa tese mais de uma dúzia de casos dessa natureza, e num artigo o número aceitável ainda será menor. Constitui um abuso semear um texto com referências a autores que não foram consultados como fonte primeira.»

Apesar de tudo, vou considerar a possibilidade apresentada na pergunta. É óbvio que a data de 1995 se refere a uma obra cujo autor é Kohl e não Vygotsky; a respeito de Vigotsky não temos data nenhuma. A fonte primeira é, portanto, Kohl, 1995, que por sua vez é citada por Araújo, 1999, que é fonte segunda (sobre fonte primeira e fonte segunda, ver Azevedo, op. cit., pág. 140). Assim, as referências deverão ter a seguinte forma:

«Vygotsky trabalha na concepção de que o desenvolvimento da aprendizagem se dá a partir das relações do sujeito com o meio (Kohl, 1995 apud Araújo, 1999).»

Ou

«Vygotsky trabalha na concepção de que o desenvolvimento da aprendizagem se dá a partir das relações do sujeito com o meio (Kohl, 1995, citado por Araújo, 1999).»

Pode ainda optar por outra formulação:

«Para/segundo Kohl (1995, citado por/apud Araújo, 1999), Vygotsky trabalha na concepção de que o desenvolvimento da aprendizagem se dá a partir das relações do sujeito com o meio.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa