O aumentativo de camarão
Qual é o aumentativo de camarão?
O significado da expressão «ser de estrela, de beta e pé calçado»
Se possível, gostaria que me fosse explicada a origem da expressão «é de estrela e beta e pé calçado». Pessoas idosas utilizavam-na com alguma frequência, mas a sua origem continua a ser para mim um enigma.
Desde já agradeço.
Melosidade
Como se designa a qualidade do que é meloso? "Melosidade" ou "melosice"? Não encontro ambas as palavras no dicionário...Obrigado.
«Andar de patim», «Andar de patins»
Li num manual de redação jornalística que as pessoas usam a flexão equivocada do substantivo patim.
No coloquial, cá em minha cidade sempre escuto coisas do tipo:
— Mamãe, deixe eu andar de patins lá fora.
— Pedi que ele escolhesse o seu presente, e ele escolheu um patins.
No tal manual figura que o certo seria:
— Andar de patim, um patim. Até porque ninguém pede para andar de bicicletas, de carros, ou pede um pastéis, um chopes, um clipes.
O quê afinal é correto?
Os significados da palavra homólogo
Qual o significado da palavra homólogo?
Exemplo:
«O Eurostat reviu em alta ligeira a variação homóloga do PIB da zona euro e da UE no primeiro trimestre também foi revisto em alta.»
«Cavaco consternado com morte do seu homólogo polaco.»
O gentílico de Roterdão (Holanda)
Qual é o gentílico de Roterdão, Holanda?
Maiúscula inicial em designações de cargos escolares (p. ex.: director de turma)
Gostaria, se possível, que a minha questão fosse respondida pelo grande linguista, o Dr. D´Silvas Filho. É usual a utilização, em contexto de escola, de vocábulos como director de turma, encarregado de educação, aluno, coordenador de departamento, director pedagógico... Estas palavras devem ser grafadas com maiúsculas?
Muito obrigada pela vossa preciosa ajuda.
O gentílico da Pisídia (antiga região da Ásia Menor)
Gentílico da Pisídia, antiga região da Ásia Menor, é "písida", ou "pisida"?
Muito obrigado.
Emancipatório
Existe a palavra emancipatório?
A abreviatura do substantivo lote
Já pesquisei e encontrei abreviaturas para os endereços, no entanto, não encontrei para lote. Qual será a forma mais correcta: "lt", "lte", ou outra?
Obrigada.
