Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Cláudia Valente Engenheira Ovar, Portugal 7K

A expressão trade mark (TM) em inglês pode ser traduzida por «marca registada» (®) em português?

Karla Mendes Secretária Recife, Brasil 8K

Sobre a abreviatura de «recursos humanos»: RH exige ponto — "R.H."?

Qual o plural de freezer e folder?

Leonor Matos Silva Arquite{#c|}ta Lisboa, Portugal 9K

Tenho uma dúvida relacionada com a divisão de frases, se assim se pode chamar. Como não consigo explicar a minha dúvida teoricamente, fica uma pergunta prática. Posso escrever isto?

«Cheguei a casa cedo. E no entanto cheguei cansada. Ou mais cansada que ontem, pelo menos. Já amanhã espero chegar mais tarde. Mas menos cansada.»

Obrigada desde já.

Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 2K

Gostaria de saber se a palavra "heridalogia" existe na língua portuguesa e, se existe, qual o seu significado.

Obrigado.

Ana Mendes Estudante Guimarães, Portugal 3K

Que significa buréis?

Ana Guerin Art consultant Lisboa, Portugal 6K

Na frase «a exposição vai itinerar...», o adjectivo itinerante é usado como verbo. Isto é corrente, mas estará correcto?

Obrigada.

Verônica Vasconcelos Zootecnista Belém, Brasil 16K

Gostaria de uma ajuda a respeito da colocação de pronomes, na verdade, quero mesmo é saber porquê nestes dois casos foi utilizada próclise:

a) «Algumas notas chegaram a se ligar.» (Sendo um verbo no infinitivo, não deveria ser mesóclise?)

b) «Em se pondo o Sol os pássaros voam.»

Procurei em diversas gramáticas e não encontrei regra que justificasse a próclise.

Além disso, a regra diz que para mesóclise usa-se futuro do presente e futuro do pretérito, mas isso é difícil de se aplicar na prática...

Por que esta frase está correta?

«O torneio iniciar-se-á no domingo.»

Agradeço desde já a ajuda.

Carla Rocha Estudante Setúbal, Portugal 12K

Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo magnífico?

Alice Santos Psicóloga Lisboa, Portugal 78K

Necessito de saber qual a diferença entre os conceitos de personalidade e carácter.

Maria Roque Administrativa Lisboa, Portugal 7K

Qual é o conceito de multiculturalidade?