A expressão trade mark (TM) em inglês pode ser traduzida por «marca registada» (®) em português?
Sobre a abreviatura de «recursos humanos»: RH exige ponto — "R.H."?
Qual o plural de freezer e folder?
Tenho uma dúvida relacionada com a divisão de frases, se assim se pode chamar. Como não consigo explicar a minha dúvida teoricamente, fica uma pergunta prática. Posso escrever isto?
«Cheguei a casa cedo. E no entanto cheguei cansada. Ou mais cansada que ontem, pelo menos. Já amanhã espero chegar mais tarde. Mas menos cansada.»
Obrigada desde já.
Gostaria de saber se a palavra "heridalogia" existe na língua portuguesa e, se existe, qual o seu significado.
Obrigado.
Na frase «a exposição vai itinerar...», o adjectivo itinerante é usado como verbo. Isto é corrente, mas estará correcto?
Obrigada.
Gostaria de uma ajuda a respeito da colocação de pronomes, na verdade, quero mesmo é saber porquê nestes dois casos foi utilizada próclise:
a) «Algumas notas chegaram a se ligar.» (Sendo um verbo no infinitivo, não deveria ser mesóclise?)
b) «Em se pondo o Sol os pássaros voam.»
Procurei em diversas gramáticas e não encontrei regra que justificasse a próclise.
Além disso, a regra diz que para mesóclise usa-se futuro do presente e futuro do pretérito, mas isso é difícil de se aplicar na prática...
Por que esta frase está correta?
«O torneio iniciar-se-á no domingo.»
Agradeço desde já a ajuda.
Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo magnífico?
Necessito de saber qual a diferença entre os conceitos de personalidade e carácter.
Qual é o conceito de multiculturalidade?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações