A abreviatura de «recursos humanos» + os anglicismos freezer e folder - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A abreviatura de «recursos humanos» + os anglicismos freezer e folder

Sobre a abreviatura de «recursos humanos»: RH exige ponto — "R.H."?

Qual o plural de freezer e folder?

Karla Mendes Secretária Recife, Brasil 5K

Segundo o Dicionário UNESP do Português Contemporâneo (São Paulo, Editora UNESP, 2004), coordenado por Francisco S. Borba, a sigla de «recursos humanos» é RH, sem pontos.

Quanto aos plurais dos estrangeirismos em questão: o de freezer é freezers, e o de folder, folders. Ambos os termos se encontram comentados no Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português (Rio de Janeiro, Elsevier, 2006), de Agenor Soares dos Santos:

«FREEZER s. (f[ins do] séc. 20) – FREEZER. O voc[ábulo] ing[lês] é empregado quando se refere a peça independente, e, geralmente, diz-se congelador quando é compartimento da geladeira, ou com ela geminado.»

FÔLDER s. (f[ins do] séc. 20) – FOLDER. Tipo de impresso informativo ou publicitário. Em HO [= Dicionário Houaiss] (2001; não em AU [= Dicionário Aurélio Século XXI]: 1999), aport[uguesamento] similar ao que se fez em pôster, isto é, com adaptação do primeiro grupo de vogais. Sobre o segundo grupo, cf. glamour, glitter e pôster. Em ing[lês], o sent[ido] "pasta para levar documentos" é mais corrente.»

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Plural (nomes e adjectivos); Siglas/Acrónimos