Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Bruno Dal Bó Silva Estudante Eindhoven, Holanda 8K

Estou com dúvidas na pronúncia correta de "em" e "en" nas palavras.

Por exemplo (notação SAMPA):

vento /ve~ntu/ ou /veJ~tu/

pensar /pe~nsax/ ou /peJ~sax/

lembrar /le~mbrax/ ou /leJ~brax/

tempo /te~mpu/ ou /teJ~mpu/

No início e no final da palavra, estes encontros farão eJ~, ao que eu observo:

empregar /eJ~pregax/

também /t6~beJ~/

em [prep] /eJ~/

No Brasil, várias palavras podem ser pronunciadas das duas maneiras, e eu gostaria de saber se existe uma regra, ou versão mais "correta" para a pronúncia.

Muito obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 8K

Quais são os gentílicos de Cambridge, Liverpool e Cornualha (Inglaterra)?

Muito obrigado.

Rogério Puga Leal Professor Lisboa, Portugal 4K

Devemos dizer objectivos "conflituantes", ou "conflitantes"? Em matéria de "conflitualidade", ou "conflituosidade"?

Muito obrigado.

Maria Bolton Professora de Português Língua Estrangeira Luton, Inglaterra 22K

É correcto usar ambos com o verbo na 1.ª pessoa do plural, ou só se dever usar com a 3.ª pessoa do plural?

Ex.: «Ambos vamos ao teatro no sábado.»
«Ambos vão ao teatro no sábado.»

Obrigada.

Alexandre Pinto Professor Porto, Portugal 10K

Tenho sempre muitas vezes dúvidas quanto à acentuação correcta de palavras gregas em português. As minhas dúvidas actuais são como dizer as seguintes palavras: "Átrida" ou "Atrida"; "Artémis" ou "Ártemis"; "Heráclito" ou "Heraclito".

Tenho a certeza de que há muitos mais pares como estes que já me causaram dúvidas noutras alturas, mas estes são os exemplos de que me lembro. Agradecia se me pudessem esclarecer, e ainda mais se me pudessem dar uma regra para o caso geral.

Abdul Suleman Professor Lisboa, Portugal 9K

Gostaria que me fizessem o favor de esclarecer se o verbo transcrever se pode usar no sentido de «escrever tal e qual como se fala». É diferente da linguagem coloquial, e serviria, por exemplo, para uma afirmação no sentido pejorativo, como seja: «Este tipo não escreve, transcreve.»

Obrigado pela atenção.

Elisabete Santos Estudante Coimbra, Portugal 60K

Em textos escritos por mim (trabalhos e coisas similares), os professores corrigem-me quando escrevo «eles próprios» em vez de «eles mesmos» e vice-versa.

Mas qual a diferença, se a houver, e qual a regra para o seu uso?

(Aparte: creio até que o F. Pessoa dizia qualquer coisa sobre isto.)

Lindomar Carvalho Falco Aposentada Campos Altos, Brasil 25K

Gostaria de saber qual o correto: «fogão de lenha», ou «fogão a lenha», pois encontramos as duas opções. Qual a diferença entre vaivém e «vai e vem», uma vez que deparamos, sempre, com as duas?

Obrigada.

Pedro Ludgero Guedes Professor Vila Nova de Gaia, Portugal 8K

Gostaria de saber se, na expressão «turista de pé descalço», existe ou não um hífen a ligar as duas últimas palavras.

Agradeço a resposta desde já.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 4K

«Passei por isso (a dolorosa morte da mulher)! Muitos passam também. A tudo superei, fui além das saudades. Agora vem chegando a minha vez.»

Na frase acima, do ponto de vista do autor, que vê aproximar-se a morte, penso estar correto o uso de «vem chegando». Poderia utilizar-se também a expressão «vai chegando»?

Obrigado.