Estou com dúvidas na pronúncia correta de "em" e "en" nas palavras.
Por exemplo (notação SAMPA):
vento /ve~ntu/ ou /veJ~tu/
pensar /pe~nsax/ ou /peJ~sax/
lembrar /le~mbrax/ ou /leJ~brax/
tempo /te~mpu/ ou /teJ~mpu/
No início e no final da palavra, estes encontros farão eJ~, ao que eu observo:
empregar /eJ~pregax/
também /t6~beJ~/
em [prep] /eJ~/
No Brasil, várias palavras podem ser pronunciadas das duas maneiras, e eu gostaria de saber se existe uma regra, ou versão mais "correta" para a pronúncia.
Muito obrigado.
Quais são os gentílicos de Cambridge, Liverpool e Cornualha (Inglaterra)?
Muito obrigado.
Devemos dizer objectivos "conflituantes", ou "conflitantes"? Em matéria de "conflitualidade", ou "conflituosidade"?
Muito obrigado.
É correcto usar ambos com o verbo na 1.ª pessoa do plural, ou só se dever usar com a 3.ª pessoa do plural?
Ex.: «Ambos vamos ao teatro no sábado.»
«Ambos vão ao teatro no sábado.»
Obrigada.
Tenho sempre muitas vezes dúvidas quanto à acentuação correcta de palavras gregas em português. As minhas dúvidas actuais são como dizer as seguintes palavras: "Átrida" ou "Atrida"; "Artémis" ou "Ártemis"; "Heráclito" ou "Heraclito".
Tenho a certeza de que há muitos mais pares como estes que já me causaram dúvidas noutras alturas, mas estes são os exemplos de que me lembro. Agradecia se me pudessem esclarecer, e ainda mais se me pudessem dar uma regra para o caso geral.
Gostaria que me fizessem o favor de esclarecer se o verbo transcrever se pode usar no sentido de «escrever tal e qual como se fala». É diferente da linguagem coloquial, e serviria, por exemplo, para uma afirmação no sentido pejorativo, como seja: «Este tipo não escreve, transcreve.»
Obrigado pela atenção.
Em textos escritos por mim (trabalhos e coisas similares), os professores corrigem-me quando escrevo «eles próprios» em vez de «eles mesmos» e vice-versa.
Mas qual a diferença, se a houver, e qual a regra para o seu uso?
(Aparte: creio até que o F. Pessoa dizia qualquer coisa sobre isto.)
Gostaria de saber qual o correto: «fogão de lenha», ou «fogão a lenha», pois encontramos as duas opções. Qual a diferença entre vaivém e «vai e vem», uma vez que deparamos, sempre, com as duas?
Obrigada.
Gostaria de saber se, na expressão «turista de pé descalço», existe ou não um hífen a ligar as duas últimas palavras.
Agradeço a resposta desde já.
«Passei por isso (a dolorosa morte da mulher)! Muitos passam também. A tudo superei, fui além das saudades. Agora vem chegando a minha vez.»
Na frase acima, do ponto de vista do autor, que vê aproximar-se a morte, penso estar correto o uso de «vem chegando». Poderia utilizar-se também a expressão «vai chegando»?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações