Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Paulo Ferrucio Economista Campinas, Brasil 6K

O que significa «sensor piezelétrico»?

Obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 3K

Qual é o gentílico de Gangra, capital da antiga região da Paflagônia, Ásia Menor?

Muito obrigado.

Natallia Kozintsava Tradutora Minsk, Bielorrússia 33K

Chamo-me Natallia, sou de Minsk, Bielorrússia.

Queria saber se o nome do meu país — República da Bielorrússia — é considerado oficial nos países de expressão portuguesa. É que Bielorrússia é uma transcrição em russo do nome antigo do país (Белоруссия) que foi usado nos tempos da União Soviética (antes de 1991). Em 19 de Setembro 1991, o país informou a Organização das Nações Unidas de que a partir deste dia o nome oficial seria Belarus. Neste âmbito, queria perguntar se será correto utilizar o nome a República de Belarus e o adjetivo pátrio "belarusso". Agradeço muito a sua bondosa atenção e assistência.

Filipe Cabaças Designer Lisboa, Portugal 5K

Estou a fazer uma dissertação e preciso de usar o termo "remanufactura". Ou seja, preciso de referir o facto de manufacturar outra vez, manufacturar componentes já manufacturados, ou seja, uma reutilização por parte das fábricas.

Gostaria de saber qual a maneira mais correcta a utilizar:

1 - "remanufactura";

2- "re-manufactura".

Gostaria de saber também se o "c" permanece ou não na palavra.

Obrigado.

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 10K

Gostaria de saber o significado do verbo açabarcar, que penso ser de uso informal.

Obrigado.

João Miguel Mendes Engenheiro ele{#c|}trotécnico Leiria, Portugal 5K

Gostaria que me esclarecessem sobre a escrita correcta do conceito: "sílica-gel", "sílica gel" ou "gel de sílica".

Agradeço desde já a vossa atenção. Continuação de bom trabalho.

Pedro Soares Programador Porto, Portugal 7K

Com frequência vejo na imprensa notícias em que se refere a expressão «parada gay». Esta expressão está correcta? Ou seja, o uso da palavra parada está correcto neste contexto?

Exemplo: «Centenas de homossexuais, lésbicas e transsexuais celebraram, nesta quarta-feira, a Parada Gay em Katmandu, capital do Nepal.»

Josimar Ferreira Auxiliar administrativo Rio de Janeiro, Brasil 6K

Qual é a pronúncia correta da palavra morango? É "morango", ou "murango"?
Obrigado.

Pedro Pina Docente Coimbra, Portugal 6K

A palavra desprivatizar existe na língua portuguesa?

José Carlos Estudante Nova Petrópolis, Brasil 9K

Houve uma época em que a palavra questão era ortograficamente aceita com a grafia "questã"? Caso afirmativo, quando sofreu a alteração?