O que significa «sensor piezelétrico»?
Obrigado.
Qual é o gentílico de Gangra, capital da antiga região da Paflagônia, Ásia Menor?
Muito obrigado.
Chamo-me Natallia, sou de Minsk, Bielorrússia.
Queria saber se o nome do meu país — República da Bielorrússia — é considerado oficial nos países de expressão portuguesa. É que Bielorrússia é uma transcrição em russo do nome antigo do país (Белоруссия) que foi usado nos tempos da União Soviética (antes de 1991). Em 19 de Setembro 1991, o país informou a Organização das Nações Unidas de que a partir deste dia o nome oficial seria Belarus. Neste âmbito, queria perguntar se será correto utilizar o nome a República de Belarus e o adjetivo pátrio "belarusso". Agradeço muito a sua bondosa atenção e assistência.
Estou a fazer uma dissertação e preciso de usar o termo "remanufactura". Ou seja, preciso de referir o facto de manufacturar outra vez, manufacturar componentes já manufacturados, ou seja, uma reutilização por parte das fábricas.
Gostaria de saber qual a maneira mais correcta a utilizar:
1 - "remanufactura";
2- "re-manufactura".
Gostaria de saber também se o "c" permanece ou não na palavra.
Obrigado.
Gostaria de saber o significado do verbo açabarcar, que penso ser de uso informal.
Obrigado.
Gostaria que me esclarecessem sobre a escrita correcta do conceito: "sílica-gel", "sílica gel" ou "gel de sílica".
Agradeço desde já a vossa atenção. Continuação de bom trabalho.
Com frequência vejo na imprensa notícias em que se refere a expressão «parada gay». Esta expressão está correcta? Ou seja, o uso da palavra parada está correcto neste contexto?
Exemplo: «Centenas de homossexuais, lésbicas e transsexuais celebraram, nesta quarta-feira, a Parada Gay em Katmandu, capital do Nepal.»
Qual é a pronúncia correta da palavra morango? É "morango", ou "murango"?
Obrigado.
A palavra desprivatizar existe na língua portuguesa?
Houve uma época em que a palavra questão era ortograficamente aceita com a grafia "questã"? Caso afirmativo, quando sofreu a alteração?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações