O uso do substantivo pronunciação
Vivo fora do país há algum tempo e estou a ensinar português a estrangeiros. No outro dia, como que "bloqueei" quando ia escrever o título de uma ficha de trabalho sobre os sons da língua. O que será mais correcto: «Ficha de Trabalho sobre Pronúncia» ou... «sobre Pronunciação»? Receio que a palavra "pronunciação" seja um pouco "inglesada", mas parece existir.
Obrigada.
O aumentativo da palavra filme
Qual é o aumentativo da palavra filme?
A sintaxe do verbo constituir
Estou a rever um resumo de mestrado, e a colega usou a seguinte frase: «Este trabalho visa estudar..., constituindo-se um estudo exploratório.» O uso do reflexivo está correcto? Não seria necessário escrever «constituindo-se como um estudo» ou, em alternativa, «constituindo um estudo»? Reparei que há diversas ocorrências com esta expressão na Internet, mas são sobretudo de páginas em português do Brasil. Alguém poderia esclarecer-me esta situação?
Muito obrigada!
A divisão silábica da palavra importância
A palavra importância divide-se como? É grave, ou esdrúxula?
Seguir e continuar
Em que casos seguir não é o mesmo que continuar?
Dourar, dourado e douramento
O adjectivo é doirado, o verbo é doirar, e o substantivo?
O significado das palavras assertórico e assertório
O que significa a palavra assertórico?
«Banda de música»
Gostaria de saber se «banda de músicos» ou «banda de música» é pleonasmo.
Desde já agradeço.
O conceito sociológico de cultura
Gostaria de saber o conceito sociológico de cultura.
Obrigado.
Interpretação de estrutura de coordenação numa norma do Código da Estrada
«As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura devem ser seguras por sistema de retenção homologado» é parte de uma norma do Código da Estrada (55.º n.º 1). Quer isto dizer que uma criança com 12 anos ou mais e menos de 150 cm — ou a inversa: menos de 12 anos e mais de 150 cm — também deve usar sistema de retenção, ou já não precisa de o usar? Do ponto de vista estritamente linguístico, qual é o significado da partícula conjuntiva e nesta frase?
Obrigado.