As grafias Acrotíri e Decelia ou Deceleia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As grafias Acrotíri e Decelia ou Deceleia

É legítimo utilizar as grafias "Acrotíri" e "Decélia" para as duas bases militares britânicas na ilha de Chipre, que usualmente vemos transliteradas como "Akrotiri" e "Dekhelia"?

Muito obrigado.

João G. Pais Estudante Lisboa, Portugal 5K

Quanto ao primeiro nome, que em grego é Ακρωτήρι, verifico que a forma espanhola é Acrotiri, com acento na penúltima sílaba, a qual pode ser transposta para o português respeitando as regras da acentuação gráfica; donde, Acrotíri.

Sobre o segundo, devo observar que a transliteração "Dekhelia" não é mais adequada, porque em grego moderno a palavra escreve-se Δεκέλεια, cujo κ (capa) costuma transliterar-se por k ou c e não por kh (este dígrafo é a transliteração da letra χ, cujo nome é qui). É certo que nomes em grego clássico em princípio ou têm forma tradicional em português ou são adaptados ao nosso idioma, segundo certos critérios que passam pela latinização desses nomes. Mas se o nome pertence ao grego moderno e não tem tradição clássica, já se torna mais difícil aplicar os referidos critérios. Mesmo assim, observe-se que M.ª Helena T. C. Ureña Prieto et al., em Do Grego e do Latim ao Português (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1995, pág. 146), registam as formas toponímicas Deceleia e Decelia1, correspondentes ao grego antigo Δεκέλεια, ασ. Admitindo a identidade entre a forma antiga grega e a forma actual cipriota, parece-me que a forma portuguesa mais correcta é a que corresponde à grega antiga, ou seja, Deceleia ou Decelia.

1 Já registadas por Rebelo Gonçalves, op. cit.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação