DÚVIDAS

Os gentílicos de Antioquia (Turquia)

Antioqueno, antioquense, antioquiano são gentílicos de Antioquia da Síria (atualmente na Turquia) ou valeriam também para a Antioquia da Písida, antiga região da Anatólia, hoje também integrante do território da Turquia? Designariam os naturais e habitantes dessas cidades na Antiguidade e também nos tempos hodiernos?

Há também antióquio, ou antioquio. Ele funciona apenas como adjetivo?

Antioqueu existe? Se a reposta for afirmativa, podeis dizer-me se se trata apenas de adjetivo ou substantivo também?

Haveria outras denominações ainda?

Muito obrigado.

Resposta

Usam-se as mesmas formas da Antioquia síria: antioquiano, antioquense, antioqueno (adjectivos; com maiúsculas se forem substantivos; ver F. rebelo Gonçalves, Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966). Não sei de indicação que as atribua apenas a uma época histórica, pelo que julgo possível usá-las em referência tanto à Antiguidade como à actualidade.

Acrescente-se que, segundo Luiz Autuori e Oswaldo Proença Gomes (Nos Garimpos da Linguagem, Livraria São José, 4.ª edição), que escrevem uma forma não recomendada, "Antióquia", as formas do gentílico respectivo são antioquenho e antioqueno.

Ao contrário do consulente, não encontro as formas "antióquio" ou "antioqueu", mas verifico que ocorre antioquio no dicionário Aulete Digital.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa