Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Marinhenses Anti-Touradas Movimento cívico Marinha Grande, Portugal 28K

Costumamos escrever "anti-touradas" para enfatizar que somos "anti". Será, ainda assim, considerado um erro? Apenas é correcto escrever "antitouradas" ou, neste caso, é aceitável "anti-touradas"? Devemos escrever "touradas", ou "antitouradas", no plural, ou será mais correcto utilizar o singular, no caso, "antitourada" ou "anti-tourada"?

Antecipadamente gratos pela resposta.

Hugo Couto Gestor de marketing Porto, Portugal 3K

Qual a forma que se deve utilizar: "desambiguar", ou "desambiguizar"?

João Morais Médico Évora, Portugal 3K

Lembro-me de uma polémica entre José Régio (com quem convivi) e um crítico literário que o acusava de ser um “umbilicista”, de “olhar o próprio umbigo”.

Simplesmente, não encontro a palavra “umbilicista” dicionarizada. Todavia, em alguns textos portugueses e espanhóis, o vocábulo em questão lá surge.

Existe ou não este vocábulo em português? — evidentemente, como palavra derivada do étimo umbigo.

Obrigado.

Simei Monteiro Tradutora Curitiba, Brasil 6K

Em inglês temos a expressão extempore. Qual seria seu equivalente em português no seguinte texto: «daí a expressão latina "ex tempore". Dizemos um discurso extemporâneo, uma oração extemporânea»?

Meu texto está correto?

Obrigada.

Isaque Cogitabundo Estudante Vitória, Brasil 12K

Em relação ao sentido da frase:

«Eu, que tinha ódio ao menino, afastei-me...»

Poderia utilizar do no lugar de ao? Justifique com exemplos de alterações sintáticas entre estas duas utilizações.

Obrigado.

Maria Medeiros Estudante Porto, Portugal 42K

Nem sempre a diferença entre estes dois registos (popular e familiar) é clara. Por exemplo, na frase «Tamos satisfeitos co qu'aconteceu com a gente», que registo está a empregar-se?

José Raeiro Estudante Lisboa, Portugal 9K

É correcto usar a palavra estereotipado como adjectivo do substantivo estereótipo, quando este significa opinião preconcebida?

Todos os dicionários portugueses que consultei parecem não abarcar esse uso do adjectivo.

Paulo Aimoré Oliveira Barros Servidor federal Garanhuns, Brasil 8K

O jornalismo brasileiro baniu completamente a mesóclise e rarissimamente a vejo empregada em revistas ou noutras publicações. Credes, então, que o futuro da mesóclise aqui no Brasil é o inteiro esquecimento? Como explicais a aversão que aqui existe em relação a ela?

Muito grato!

Ludmilla Gagnor Galvão Servidora pública Brasília, Brasil 25K

Gostaria de saber se o verbo ler se enquadra no conceito de verbo dicendi, ou declarativo.

Obrigadíssima.

Nuno Rato Fornecedor Lisboa, Portugal 21K

Gostaria de obter um esclarecimento sobre as seguintes frases:

Diz-se: «converter caixas em toneladas», ou «converter caixas para toneladas»?

Diz-se: «alterar função de determinado assunto», ou «alterar em função de determinado assunto»?