Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ana Vilaça Professora Vila Nova de Famalicão, Portugal 149K

Existe alguma abreviatura pré-definida para a palavra assinatura, ou, seguindo as regras de translineação, deverá ser "As." ou "Assi."? E "Ass." como normalmente encontramos nos nossos documentos?

Muito obrigada pela vossa atenção.

Ana Lúcia Cruz Professora Coimbra, Portugal 3K

Deve dizer-se «ferida narcísica», ou «ferida narcisista»?

Muito obrigada.

Catarina Agostinho Assistente técnica Santo André, Brasil 17K

Um dos meus colegas de trabalho utiliza com frequência o verbo permitir com o significado de «ceder algo/enviar algo».

Exemplo: «A senhora nos permite uma cópia do documento?» — solicitando a alguém que nos encaminhe determinado documento.

Nunca havia me deparado com esse uso para o verbo permitir. É correto utilizá-lo dessa maneira?

Muito obrigada.

João Fonseca Silva Bancário Lisboa, Portugal 36K

O que significa a expressão «o último dos moicanos».

Na minha opinião, penso que se refere a uma pessoa que ainda está agarrada a uma determinada posição apesar de todos os seus companheiros já terem adoptado uma outra.

Gostaria que me confirmassem este meu entendimento.

Obrigado.

Antônio Xavier Balbé Revisor Portro Alegre, Brasil 10K

Andam escrevendo «fulano irá palestrar numa Faculdade».

Está certo isso? A meu ver é «irá proferir palestra na Faculdade de...».

Jonathan de Assis Estudante universitário Rio de Janeiro, Brasil 10K

Tenho notado o uso do verbo submeter e do substantivo submissão frequentemente em mensagens sobre projetos científicos, em expressões como «prazo de submissão do projeto» ou frases como «o prazo para submeter o artigo está terminando». A única explicação em que consigo pensar é influência da língua inglesa to submit, pois nos dicionários em que procurei não há nenhum registro do uso de submeter nesse sentido.

Obrigado.

Célia Azevedo Professora Porto, Portugal 9K

Numa acta cujo primeiro ponto da ordem de trabalhos seja, por exemplo, «Apreciação do comportamento e assiduidade da turma», devo fazer parágrafo quando termino de falar sobre o comportamento, ou, por outro lado, devo debruçar-me sobre todo o ponto sem parágrafos?

A acta deve ou não conter parágrafos?

Obrigada.

Teresa Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 3K

Solicitava a vossa colaboração para a seguinte dúvida:

A tradução do inglês para português de Hijri é Hégira ou hegírico?

Por exemplo, quando numa frase temos:

«no dia X de Y de 2010, correspondente ao dia X de Y de 1431»

deve constar:

«no dia X de Y de 2010, correspondente ao dia X de Y de 1431 do ano da Hégira»

ou

«no dia X de Y de 2010, correspondente ao dia X de Y do ano hegírico 1431»?

Muito obrigada.

Diana Marques Professora Lisboa, Portugal 4K

Qual é a translineação das palavras: violência, quotidiano, aplausos e exame?

Luiz Fernando Camargo Professor Vitória, Brasil 4K

No meu departamento, para que uma disciplina seja oferecida, ela deve passar por certos trâmites burocráticos. É comum ouvir de colegas coisas como «essa disciplina ainda não foi tramitada» ou «essas disciplinas já foram tramitadas». É correto isso? Me parece que não, uma vez que o verbo tramitar é intransitivo. Mas gostaria de ter certeza disso.

Obrigado.