Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Manuel Saka dos Santos Técnico de ambiente Luanda, Angola 11K

Em Angola é usual distinguir viagem de deslocação. Usamos deslocação para viagens internas (dentro do país) e viagem para o exterior (fora do país). Poderemos dizer que está certo, ou é somente uma convenção nossa?

Obrigado.

Paulo Pinto Jurista Lisboa, Portugal 7K

O Código de Processo Civil português utiliza (por exemplo, no artigo 344.º, n.º 1) a palavra opoente para designar aquele que se opõe (que deduz oposição).

Algumas decisões judiciais começaram, para designar aquele contra o qual é deduzida oposição, a utilizar a expressão opoído ou oponido.

Gostaria de saber se estas últimas palavras existem, e, em caso negativo, qual a palavra que designa correctamente aquele contra o qual é deduzida oposição.

Paulo Delgado Bancário Lisboa, Portugal 25K

Qual é a forma correcta, ou mais correcta: «todo o tipo de ambiente», «todo o tipo de ambientes»,, ou «todos os tipos de ambientes»?

A frase (quase) completa é a seguinte: «Considera-se que todo o tipo de ambientes é susceptível de ser alojado em…»

Obrigado.

Brando Rodrigues Assistente administrativo Portimão, Portugal 26K

Qual o significado da expressão «o Dia D»?

Paulo Gomes Administrador de empresas Niterói, Brasil 6K

Qual o significado da palavra rebarbou, no trecho «Rebarbou a presença do pai»?

Paulo Aimoré Oliveira Barros Servidor federal Garanhuns, Brasil 14K

Parece-me que só deveria empregar-se o verbo adorar quando o sentido fosse o de prestar culto a Deus. De uns tempos para cá, vem-se notando cada vez mais a banalização desse verbo, o qual se emprega para expressar o amor a coisas muitas vezes fúteis. Justifica-se gramaticalmente o "uso pervertido" de tal verbo?

Agradeço-vos grandemente!

Pedro Lourenço Eclesiástico Braga, Portugal 101K

Gostaria de saber o nome da árvore que dá kiwis.

Obrigado.

Silvia Beck Tradutora Estugarda, Alemanha 44K

É normal escrever-se um substantivo no singular acompanhado da terminação do seu plural entre parêntesis, por exemplo, documento(s) ou autor(es).

Gostaria de saber se o mesmo também se aplica a substantivos cujo plural se forma mudando:

ão em ões/ão em ães, por ex.: organização(ões)?

al, el, ol, ul mudando o l em is, por ex.: metal(ais)?

Não me parece correto, uma vez que a formação do plural não ocorre com a simples junção de um s, mas, sim, com a troca de ão por ões, por isso a minha dúvida.

Muito obrigada.

Leonardo Figueira Estudante Rio de Janeiro, Brasil 20K

Tenho uma dúvida sobre a utilização do pretérito perfeito e do pretérito mais-que-perfeito.

Rigorosamente, a sentença «Antes de morrer, ele deixou um testamento» estaria errada? Haveria de ser necessariamente a forma correta «Antes de morrer, ele deixara um testamento»?

Telma Figueiredo Professora Caxambu, Brasil 11K

Celso Cunha, Lindley Cintra, Ulisses Infante e outros admitem a possibilidade da construção «mais grande do que», como, por exemplo, em «este país é mais grande que equilibrado». Uma colega de trabalho, em reunião do Colegiado, diante de pais de alunos e de uma de minhas alunas do terceiro ano do ensino médio, desautorizou-me afirmando a impossibilidade da construção. Estou segura, mas desejaria o aval de uma instituição séria além é claro, de minhas referências gramaticais.

Antecipadamente, agradeço.