Em resposta anterior, foi afirmado que «a palavra afia é do género masculino («o afia»), porque é uma redução de afia-lápis»; por outro lado, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, edição da Editorial Verbo, também considera a palavra um substantivo [nome] masculino «derivado regressivo de afiar». Já o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora, 2010, diz que a palavra é masculina ou feminina, sem qualquer explicação, embora nos remeta, na entrada afia, para afia-lápis, um nome [substantivo] masculino.
Em relação à palavra aguça, o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa diz que se trata de um regionalismo «derivado regressivo de aguçar», e considera-o um substantivo [nome] masculino; e, neste caso, o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, também diz que é um nome [substantivo] masculino.
Assim, parece-me que são palavras masculinas, embora seja possível que na região norte de Portugal se utilize maioritariamente o feminino.