Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Vanessa Cláudio Assistente editorial Setúbal, Portugal 15K

Antes de mais, parabéns pela excelente ferramenta que é o Ciberdúvidas.

Segundo a gramática, qualquer tipo de produção artística, como é o caso de um álbum de música, deve surgir em itálico.

A minha dúvida é: será correcto, tendo em conta a regra acima descrita, grafar os títulos das canções com aspas, como já tenho visto suceder em alguns sites e revistas de música?

Obrigada.

Manuela Pereira Técnica superior Coimbra, Portugal 44K

«Elo de ligação» é uma expressão correcta? Por exemplo, uma autarca no seu site escreve: «pretendemos com este site reforçar os elos de ligação entre este concelho e o mundo.» Não estamos perante uma redundância?

Muito obrigada e parabéns pelo vosso excelente trabalho.

Terrence Fraser-Bradshaw Educador Georgetown, Guiana 5K

Gostaria de que tivessem a gentileza de dizer-me qual destas orações é o correcto. Se for a última, que me digam, por favor, por que é necessária a preposição: Te pago o serviço; te pago pelo serviço.

Infinitamente obrigado.

Luan Côrtes Estudante Feira de Santana, Brasil 14K

A estrutura «deixar-se ser/estar + particípio» é aceitável?

Joaquim Santos Professor Guarda, Portugal 25K

Eu costumo ensinar que a palavra floresta é um nome colectivo. No entanto, numa prova, o aluno ao responder que floresta era um nome colectivo, a resposta foi considerada errada.

Gostaria que me elucidassem sobre o assunto.

Obrigado.

Filipe Soares Professor Trofa, Portugal 4K

Gostaria de saber se possível porque não se encontra dicionarizada a palavra ininteligente, já que a encontrei em livros didáticos sobre literatura assim como no Portal de Língua Portuguesa, onde figura como adjectivo dos 2 géneros.

Obrigado.

Parabéns pelo sítio, é fenomenal.

António Alfaia Estudante Santo António das Areias, Portugal 20K

Endereço-vos uma dúvida relativa à resposta dada à consulente Maria João Duarte, que vos questionou sobre a ortografia da gargalhada: parece-me que o "ah" exclamativo não tem o mesmo som que os "ha" da gargalhada; pois enquanto o primeiro não pressupõe, comummente, uma expiração de ar antecedente, o segundo pressupõe-na, creio, assim se justificando uma diferença na ortografia; ou não será assim e a razão por detrás da resposta dada à referida consulente não tem que ver com esse aspeto fonético?

Antecipado obrigado e votos de continuação do excelente trabalho.

PS: Fiquei com dúvidas acerca da construção frásica do meu comentário.

Álvaro Faria A{#c|}tor Lisboa, Portugal 5K

Como deve pronunciar-se sobrolhos? O segundo o abre, como em olhos?

Obrigado.

Angélica Alves Professora São Paulo, Brasil 24K

Devo usar apenas tampouco, ou posso usar a expressão «nem tampouco»?

Obrigada.

Luan Côrtes Estudante Feira de Santana, Brasil 5K

A regra que orienta a flexão de adjetivos compostos ensina que se deve variar apenas o segundo termo da composição, se este for isoladamente um adjetivo, à exceção de alguns casos como surdos-mudos, azul-marinho e azul-celeste. Pois bem. Considerando o uso de substantivos que denotam cores e que podem ser utilizados como adjetivos invariáveis (rosa, violeta, cinza, laranja, abóbora, anil, cáqui, vinho, turquesa, ocre, sépia, salmão, creme, esmeralda, gelo, chocolate etc.), isto é, de dois gêneros e dois números, gostaria de saber se, no caso de um adjetivo composto, o segundo termo, sendo isoladamente um adjetivo, sofrerá flexão. Assim, devemos escrever e dizer «vestes laranja-vivo», ou «vestes laranja-vivas»? Tendo a pender para a segunda opção, procedo com coerência?

Obrigado pelos ótimos serviços prestados à língua portuguesa e a seus falantes.