Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Luis Henrique Costa Souza Técnico de informática Campo Grande, Brasil 7K

Gostaria de saber se a palavra desprovisionamento existe na língua portuguesa.

Alexandre Carneiro Q. mobilidade Vila Nova de Famalicão, Portugal 13K

Como se escreve o superlativo de delicioso? Deliciosíssimo? Delicíssimo?

José Sobral Vendedor Sobral, Portugal 15K

Deve-se pronunciar: "mestrado", ou "mèstrado"?

Ana Gomes Jornalista Viseu, Portugal 4K

Gostaria que me confirmassem se se escreve bttistas ou betetistas, para praticantes de BTT.

Sandra Garcia Custódio Revisora de português São Paulo, Brasil 13K

O que quer dizer a expressão «roda livre»?

Carla Silva Estudante Viseu, Portugal 29K

Gostaria de saber se se escreve nebulado, nublado ou se ambas as formas estão corretas.

Alexandre Philippi Bancário Florianópolis, Brasil 4K

No Brasil, vários estados da federação passaram a grafar nos documentos oficiais de suas secretarias a denominação «Secretaria de Estado», em substituição ao anteriormente usado «Secretaria Estadual».

Entendo que o termo «Secretaria de Estado» não seja o mais adequado, por transmitir a ideia de nação, país, federação, e não Estado como uma divisão político-administrativa. Meu raciocínio está correto?

Rosa Pereira Estudante Lisboa, Portugal 8K

Estou a escrever uma tese na área da biologia e tenho dúvidas na utilização da palavra zonação, uma vez que não a encontrei em nenhum dicionário de Portugal.

A frase é esta: «Nas cavidades naturais observa-se uma zonação gradual relativa à profundidade.»

Haverá algum termo mais próprio na nossa língua?

Magda Abreu Professora Funchal, Portugal 48K

Surgiu uma dúvida relativamente às diferenças, se é que existem, entre texto argumentativo e texto expositivo-argumentativo. Serão próximos ou, simplesmente, o mesmo?

Maria Alves Professora Portimão, Portugal 6K

Deve dizer-se «elaborar um porta-fólio reflexivo de aprendizagem ou de/das aprendizagens»? Coloco esta questão por ser mediadora de um curso Efa e sentir a necessidade de informar devidamente os formandos.