Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ana Marques Professora Viseu, Portugal 10K

Gostaria de obter informações da estrutura de um memorando de reunião.

Cármen Francisco Professora Lisboa, Portugal 29K

Estou a preparar um exercício onde peço que os alunos completem um acróstico de verbos, iniciados por cada uma das 23 letras do alfabeto. Estou com dificuldades em encontrar um verbo começado por x... As alternativas são palavras brasileiras. Podem ajudar-me?

Obrigada.

Amélia Silva Secretária Toronto, Canadá 5K

Como usar corretamente assentamento? Agradecia exemplos.

David Salvador Supervisor de encanamentos industriais Lisboa, Portugal 3K

Mais de uma vez, nos mais variados contextos, vi surgir a palavra sedutório enquanto sinónimo da palavra sedutor. É tal correcto, ou um abuso linguístico?

João Pardelho Aposentado Póvoa, Portugal 6K

«Já lá fora, antes de entrar no automóvel, ainda voltámos a fitar aquela magnífica construção executada pelos monges cestercienses.»

Nesta frase, devo escrever «entrar», ou «entrarmos»? (Quem ia entrar no automóvel era eu e a minha mulher.)

Margarida Travanca Professora Gaia, Portugal 9K

Como é feita a translineação e a divisão silábica de magnífico? Para a primeira é «mag-ní-fi-co», e para a segunda, «ma-gni-fi-co»?

Cármen Machado Professora Santo Ângelo, Brasil 27K

Qual a maneira correta de escrever?

"a la minuta"

"ala minuta"

"alaminuta"

Maria Figueiredo Brand manager Lisboa, Portugal 16K

Qual das sequências está correta?

«Elevar as expetativas no tratamento»,

ou

«Elevar as expetativas do tratamento»?

A frase está a referir-se a uma nova terapêutica com resultados significativamente superiores aos existentes anteriormente.

Armando Santos Bancário Coimbra, Portugal 10K

«A fim de completar o processo, uma vez que ainda não foi deferido, junto envio os seguintes documentos.»

«A fim de completar o processo, uma vez ainda não deferido, junto envio os seguintes documentos.»

Das frases acima, qual a correcta?

Fátima Goretti Estudante Gravatai, Brasil 15K

Qual o grau empregado no adjetivo limpidíssimo, já que o superlativo de limpo é limpíssimo?