Sobre o uso da contração dum (= de um) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o uso da contração dum (= de um)

Queria saber se na seguinte frase podemos, de facto, usar a forma contraída dum ou se temos de usar a expressão de um: «Preciso dum favor teu.»

Raquel Dias Estudante Tomar, Portugal 11K

Tal como é correto dizer-se/escrever-se «Preciso disto e daquilo», «Preciso deste favor», «Preciso da tua ajuda», «Preciso do teu conselho», também é possível a estrutura «Preciso dum favor teu», em que se faz a contração da preposição com os pronomes e determinantes (demonstrativos, possessivos, artigos definidos e indefinidos).

Esse tipo de contração é aconselhável na maioria das situações, exceptuando-se os casos em que a preposição «está relacionada com o verbo, e não com o substantivo que o artigo/determinante introduz» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 211), ou seja, quando introduz uma construção de infinitivo. Por exemplo:

«A obra atrasou-se em virtude de uns operários se terem acidentado.»

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Sintaxe